Para evitar doenças, escova de dente deve ser lavada com enxaguatórios bucais

Muitos dentistas acreditam que a higienização malfeita da escova pode gerar cáries
Muitos dentistas acreditam que a higienização malfeita da escova pode gerar cáries

Odontologia

29/05/2009

Quando escovamos o dente, normalmente, após a ação, lavamos a escova com água e a deixamos no lugar de costume. Porém, muitos dentistas acreditam que a higienização malfeita da escova pode gerar cáries, gengivite e outros problemas, e recomendam o uso de enxaguatório bucal para lavar a escova.


“A população deve dar uma atenção maior ao cuidado com as escovas dentais. Elas podem ser focos de contaminação. A simples aplicação do antisséptico bucal à base de clorexidina já ajuda no controle dos micro-organismos” analisa Christiane Toriy, tutora de odontologia do Portal Educação.


Para os especialistas, uma dica é mergulhar a escova em um copo com enxaguatório bucal por pelo menos dez minutos. Em seguida, é preciso enxaguar a escova e secá-la com papel toalha e guardá-la em caixinhas próprias, além de cuidar para substituir tanto a escova quanto a caixinha com frequência. O ideal seria trocar a escova a cada 30 dias.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93