Processo de Evasão

Para enfrentar a evasão escolar deve-se detectá-lo
Para enfrentar a evasão escolar deve-se detectá-lo

Educação e Pedagogia

21/05/2012

O combate à evasão escolar ou reiteração de faltas injustificadas dos alunos é uma das atividades mais preocupantes do CoordPed, que deve assegurar e garantir o direito à educação a todos os alunos de sua escola, intervindo quando algo ou alguém estiver atrapalhando o processo natural de aprendizagem no ambiente escolar. Entre as causas da evasão podemos classificar como mais frequentes, as elencadas abaixo:

A escola não é atrativa, é autoritária e tem professores despreparados.
O aluno encontra-se desinteressado, indisciplinado, com problema de saúde, gravidez etc.
Os pais e/ou responsáveis não cumprem os deveres do pátrio poder, demonstrando desinteresse em relação ao destino dos filhos.
O contexto social em que se insere o aluno apresenta incompatibilidade de horário para os estudos, agressão entre os alunos, violência em relação a gangues etc.

Como podemos verificar, a evasão escolar se verifica em razão do acúmulo de fatores variados e não especificamente de fator único. Para enfrentar esses problemas o importante é detectá-lo e enfrentá-lo, a fim de proporcionar o retorno efetivo do aluno à escola. Esse não é um trabalho simples, posto que para detectar as causas desse abandono diversos interesses camuflados encobrem a real situação a ser enfrentada.

Ao recolher informações juntos aos professores e/ou diretores, não serão poucos que apontarão como causa da evasão os problemas causados pelos alunos. Os alunos, por sua vez, irão mostrar como motivo de sua desistência a própria escola ou problemas com os professores, entre outras causas. Essa troca de acusações e responsabilidades mascara os verdadeiros motivos da evasão. O que se deve levar em consideração é que o mais importante é diagnosticar o problema para buscar a solução, já que para cada situação levantada existirá um modo de solucionar os problemas.

Lembrando as palavras de Guimarães Rosa, em seu livro “Grande Sertão: Veredas” (1956), aprendemos que ninguém vive só, mas cada um aprende no seu ritmo, de seu modo e de acordo com suas vontades, mas sempre haverá um produto final: “... mire, veja: o mais importante do mundo é isto; que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou”.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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