Plasticidade cerebral, é possível aprender?

Plasticidade cerebral, é possível aprender?
Plasticidade cerebral, é possível aprender?

Educação e Pedagogia

07/12/2012

A plasticidade cerebral é a capacidade de aprender através de estímulos do ambiente, de experiências e de um mediador. Quanto mais experiências, maior a capacidade de aprender, mais conexões o cérebro realizará.


Os estímulos que envolvem nossos sentidos, como visão, audição, olfato, tato e paladar estão diretamente ligados com o sistema nervoso que proporcionará novas conexões, ou seja, habilidade de aprender. Isso significa qualquer pessoa poderá modificar suas capacidades e sempre aprender o novo.


Esses fatores estão diretamente relacionados ao professor, cabe a ele acreditar na capacidade do aluno, para que possa mediar esse processo contínuo.


Mesmo quando o aluno tem déficit de alguma especificidade, ele poderá avançar esta área, através de estimulações realizará novas conexões e alterações nas estruturas cerebral.


É essencial que o professor compreenda esta capacidade do aluno, para que ele possa mediar esse processo, pois é necessário acreditar para estimular.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Luana Valentim Lacalendola

por Luana Valentim Lacalendola

Sou formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia. Atualmente sou tutora de Pedagogia. Adoro assuntos relacionados ao processo de alfabetização e desenvolvimento humano.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93