Conceitos e termos ultrapassados sobre pessoas com deficiências
Educação e Pedagogia
13/12/2012
Fiquem atentos professores em alguns termos e conceitos!
Vocês educadores e profissionais que trabalham com crianças com deficiência após a convenção sobre os Direitos das Pessoas,Brasília- 2007, a palavra "portadora" passa a não ser mais usadas em documentos oficiais para se referir as pessoas com deficiência. Pois, "portar representa uma opção de adquirir ou não.
Porém, ninguém opta em possuir (portar) uma deficiência. Uma troca comum entre pais, profissionais da saúde e da educação é o termo deficiente mental, quando querem se referir a deficiente intelectual. Deficiente Intelectual- conceito resignado ao funcionamento intelectual inferior a média e limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades funcionais (habilidades motoras, cuidados pessoais, comunicação, compreensão, sociabilidade e etc). Deficiente mental- remete a distorção da realidade, percepção alterada de si mesmo.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Luana Valentim Lacalendola
Sou formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia.
Atualmente sou tutora de Pedagogia.
Adoro assuntos relacionados ao processo de alfabetização e desenvolvimento humano.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93