Terapia para Dislexia

Objetivos terapêuticos para o distúrbio do aprendizado da leitura e da escrita
Objetivos terapêuticos para o distúrbio do aprendizado da leitura e da escrita

Educação e Pedagogia

14/01/2013

A partir do diagnóstico de um distúrbio do aprendizado da leitura e da escrita, o primeiro ponto a ser considerado é a conduta frente aos achados da avaliação.

A razão que motivou o processo diagnóstico deve ser retomada, relacionando-a as eventuais alterações encontradas, devendo ser explicitadas aos familiares e ao paciente, associadas às possíveis causas do distúrbio. A partir de então a busca de uma melhor conduta frente ao problema deve ser adotada.

No caso da constatação da necessidade de um atendimento fonoaudiológico, o primeiro aspecto a ser considerado e a motivação para a escrita, que só ocorre na medida em que a mesma assuma um significado para o paciente. Essa motivação é representada por uma necessidade real de se comunicar por meio do código gráfico, e, para que isto ocorra a escrita deve se tornar parte integrante de sua vida no fornecimento de informações; deve deixar de ser somente uma obrigação escolar, fornecendo elementos comunicativos essenciais.

Dependendo da natureza das alterações, e, seguindo a linha de raciocínio da avaliação de linguagem, forneceremos alguns objetivos terapêuticos para o distúrbio do aprendizado da leitura e da escrita, levando o princípio da motivação.

Atividades motoras

Motricidade geral

1. Consciência global do corpo: andar, correr, saltar, rodar, etc.
2. Equilíbrio estático e dinâmico: ficar parado, ficar num pé só.
3. Dissociação de movimentos: reproduzir uma série de posições de braços, pernas, mãos.
4. Jogos mímicos.
Motricidade fina: específicas para as disgrafias
1. Atividades com as mãos e dedos: embaralhar cartas, abotoar e desabotoar, cortar, rasgar papel, manipular marionetes, jogar bolas de gude, reproduzir movimentos dissociados dos dedos de uma mesma mão.
2. Pinturas e desenhos livres.
3. Pinturas dirigidas, procurando preencher todo o espaço do papel.
4. Execução de diferentes formas gráficas: linhas retas horizontais, verticais ou oblíquas, linhas circulares e formas geométricas.
5. Execução de símbolos gráficos a partir de modelos.

Atividades cognitivas
1. Espaciais:
andar em cima de espaços demarcados, entrar e sair de compartimentos de diferentes tamanhos, passarem por baixo ou por cima de obstáculos, mudarem a direção ou o sentido dos movimentos corporais, colocarem objetos de diferentes tamanhos em recipientes, imitação de movimentos corporais globais ou de membros superiores e inferiores seguindo sequência;

2. Temporais:
reproduzir diferentes ritmos, criar ritmos, seqüencializar figuras, seqüencializar fatos a partir da apresentação de uma história.

3. Lateralidade: traçar linhas dividindo objetos simétricos verificando sua igualdade e a relação lado direito e esquerdo, traçar linhas dividindo figuras do corpo humano, movimentar membros superiores ou inferiores direito e esquerdo de maneira alternada, mudar de posição (frente e costas) enquanto movimenta membros superiores e inferiores.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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