Deficiente auditivo precisa de atendimento especializado
Educação e Pedagogia
14/01/2013
Podem se manifestar na comunicação oral e na gráfica ou somente nesta última.
Sucede o trabalho geral de audibilização: atenção, discriminação, memória, análise-síntese, figura-fundo auditivas. As atividades específicas que abrangem esses aspectos devem ser representadas graficamente pelo terapeuta, pela criança ou por ambos.
Sugestões:
• Extrair e representar graficamente, a partir de atividades contextualizadas, palavras que contenham o fonema omitido, ou um dos fonemas do par (ou pares), responsável pela dificuldade de discriminação (atenção, memória).
• Evocar e criar listas de palavras que contenham este mesmo som (análise-síntese).
• Formar novas palavras a partir da sílaba inicial, medial ou final das palavras evocadas, procurando incluir o fonema / grafema em questão (análise-síntese).
• Construir frases diferentes com as palavras extraídas do contexto (memória, análise-síntese, elaboração).
• No caso da troca, proceder da mesma maneira com o outro fonema do par.
• Contrapor as palavras levantadas, procurando características acústicas que diferenciem os fonemas que as compõem, usando também as pistas táteis e cenestésicas (discriminação).
• Discriminar auditivamente as palavras levantadas, associadas aos seus respectivos grafemas.
• Discriminar novas palavras que contenham os pares trabalhados.
• Proceder da mesma forma com os demais pares de dificuldade.
Trocas e omissões de natureza perceptual visual Sucede o trabalho geral de visualização: atenção, discriminação, memória, análise-síntese, figura-fundo visuais.
Sugestões:
• Possibilitar um contato visual repetitivo com as palavras que contenham os grafemas em questão: jogos de memória, lotos de palavras, palavras derivadas, sorteio de palavras.
• Depreensão de regras ortográficas a partir da evocação de palavras que contenham o mesmo som. O terapeuta escreve estas palavras e a criança deve procurar a diferença de grafia marcando as semelhantes por meio de uma mesma representação. Por exemplo, regra do s (posição inicial) e ss (posição medial e final):
Sapato passo passarinho solidão sino sono
Assustado sempre péssimo assunto
• Criar listas de palavras a partir da depreensão das regras.
• As trocas específicas da posição de grafemas (inversões, reversões) implicam no trabalho de desenvolvimento das noções espaciais descritas anteriormente.
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por Colunista Portal - Educação
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