Quando subestimamos a criança inconscientemente ela fica à deriva
Educação e Pedagogia
19/02/2013
Toda a criança, antes de desenvolver a qualidade da linguagem, ela tem o status psíquicos que deve ser trabalhado com muito carinho na educação infantil. Essa estrutura, no infante, é muito sensível e aflora constantemente.
Observe os diálogos:
Diálogo 1
- Mãe, por que aquele farol está apagado?
- Deve estar velho.
Diálogo 2
- Mãe, por que aquele farol está apagado?
- Nós vemos ele apagado, mas a luz brilha para quem é especial.
Qual das duas mães soube trabalhar a criança psíquica?
Quando falamos em linguagem, esta prevalece como comunicação no ambiente desde que a criança nasce. Para os professores que conhecem o trabalho cotidiano da creche, esse princípio deve prevalecer. Embora a criança não tenha o preparo para expressar verbalmente, devido à musculatura facial e a motricidade não estar em fase maturacional condizente à expressão verbal, a criança concebe tudo o que se fala á sua volta.
Jamais subestimemos os sentidos e a faculdade linguística de uma criança, ainda que ela não fale.
Quando subestimamos a criança inconscientemente ela fica à deriva. Ela perde o gosto pela conquista natural adequada ao seu desenvolvimento também natural. O NÃO é um desses artifícios utilizados pelo adulto. A cada não, a criança dá um passo para trás ficando aquém do seu desenvolvimento natural.
Como nos ensina Montessori:
Os caprichos do período sensível são expressões exteriores de necessidades insatisfeitas, alarme de uma condição errada, de um perigo – e desaparecem de imediato quando ocorrem a possibilidade de compreendê-los e satisfazê-los. Observa-se, então, que a calma sucede a um estado de agitação que pode até mesmo assumir a forma de doença. Consequentemente, é necessário procurar a causa de toda manifestação infantil que nós chamamos de caprichosa exatamente porque essa causa nos escapa à percepção [...] (Montessori, 1980, p. 55)
A criança na educação infantil está nesse período sensível. Ela capta mais aquisições que os adultos. É o farol aceso. A criança na educação infantil é o farol aceso. Quando ele se apaga, é porque está a caminho da fase adulta.
Uma criança na educação infantil tem mais propensões ao aprendizado claro da língua estrangeira quando exposta a um processo de imersão e vivência, palavra sine qua non para entender a aprendizagem montessoriana. Um adulto sofre muito mais nesse processo.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93