Síndrome de Down - como fazer a escolha da escola?

As escolas montessorianas estimulam a criança a assumir o seu papel na sociedade
As escolas montessorianas estimulam a criança a assumir o seu papel na sociedade

Educação e Pedagogia

24/07/2013

Uma das etapas mais conflituosas para pais e mães que possuem filhos com síndrome de Down é a escolha de uma instituição de ensino, seja para a pré-escola, seja para o ensino regular. Muitos medos e dúvidas surgem em relação à adaptação da criança, dos coleguinhas e se os professores serão pacientes com as eventuais dificuldades encontradas pelas crianças.

Apesar do modelo educacional brasileiro não apresentar um caráter inclusivo para todas as crianças existem diversas instituições educacionais com modelos alternativos, com uma variedade grande de atividades lúdicas que estimulem a capacidade cognitiva das crianças.

Vale ressaltar que essas instituições de ensino não são restritas para crianças com síndrome de Down, elas apenas possuem um caráter que favorece as atividades que desenvolvam as capacidades psicomotoras das crianças. O ensino das disciplinas regulares como português, matemática e ciências, também está presente nesses métodos alternativos de ensino.

Existem bons exemplos de instituições de ensino com essa abordagem mais inclusiva como as escolas construtivistas, que propõem a construção do conhecimento através do próprio aluno, estimulando assim sua capacidade de tomar decisões e respeitar seus direitos e deveres.

As escolas montessorianas estimulam a criança a assumir o seu papel na sociedade, tornando-a mais independente para tomar suas decisões e ter consciência das suas capacidades, assim como no método construtivista, as escolas montessorianas estimulam inteligências além das áreas convencionais, como por exemplo, o conhecimento de si mesmo, a linguagem oral, música, artes visuais entre outros. Para os pais é importante que a criança com síndrome de down tenha mais opções para se interessar além das ciências exatas, essa última que costumar oferecer muitas dificuldades para essas crianças.

O fato é que os pais devem ter consciência que possuir síndrome de Down, não impossibilita que o seu filho tenha uma infância normal e saudável. A criança Down pode eventualmente apresentar algumas dificuldades cognitivas, mas nada que não possa ser superado com a dedicação dos pais e uma escolha adequada da instituição de ensino.

É importante ressaltar que existem algumas instituições educacionais diferenciadas oferecidas pelo governo, mantenha-se sempre informado sobre essas iniciativas para que seu pequenino tenha uma infância feliz como toda criança deve ter.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93