Educação física na pré-escola: Uma abordagem conceitual
A educação física na pré-escola é um processo fundamental
Educação e Pedagogia
13/08/2013
O período pré-escolar é uma importante parte no processo de crescimento da criança, nessa fase são estabelecidos a maior parte dos processos de relacionamentos sociais e desenvolvimento das capacidades psicomotoras e psicossociais. A educação física no período pré-escolar possui a capacidade da criança explorar os limites da sua motricidade, auxiliando no desenvolvimento saudável em um período marcado pela grande atividade dos pequenos.
Objetivos primários
Os objetivos primários relacionados à atividade física não dizem respeito apenas à atividade física e sim aos resultados psicomotores e psicossociais provenientes dessa atividade, dentre os quais podemos destacar:
Melhora no desenvolvimento psicomotor e interações sociais.
Melhora o controle corporal.
Expressão de personalidades e ideais através do esporte.
Utilização sadia dos momentos de lazer, deixando de lado o sedentarismo presente em boa parcela da população infantil.
Aprendizado de valores com base de atividades que envolvam um esforço conjunto.
Objetos secundários
Os objetivos secundários estão associados diretamente a como a criança está se desenvolvendo fisicamente, auxiliando nos objetivos primários da atividade física, esses objetivos estão relacionados ao esquema corporal, orientação espaço-temporal, qualidades físicas, expressão corporal e recreação.
Esquema corporal
No esquema corporal a criança consegue reconhecer suas capacidades de movimento inerentes a cada membro, por exemplo, definir se é destra ou canhota e desenvolver habilidades motoras independentes entre si.
Orientação espaço-tempo
O desenvolvimento da noção de espaço-tempo permite a criança compreender fenômenos físicos, fracionar unidades físicas e de tempo. Essas noções contribuem para o aperfeiçoamento de atividades que utilizem pontaria ou posicionamento.
Desenvolvimento das qualidades físicas
Nessa etapa a criança busca a consolidação do seu sistema musculoesquelético, aprimorando sua capacidade respiratória, a força nos músculos e tendões e desempenho em atividades que exijam mais do seu corpo.
Expressão corporal
Nessa etapa a criança passa a ter mais controle sobre a sua linguagem corporal, tanto pessoal como em atividades físicas, ela adquire a capacidade de simular movimentos através da música, ritmo de um companheiro, situações hipotéticas e movimentos inerentes à sua cultura.
Recreação
A associação da atividade física à recreação permite que a criança passe a interagir de forma conjunta com outras crianças com um objetivo mútuo. Nessa etapa a capacidade de interação social é potencializada pelo sentimento de solidariedade do esporte de que ou todos ganham, ou todos perdem.
A educação física na pré-escola é um processo fundamental para o desenvolvimento da motricidade da criança, bem como a sua capacidade de interagir em grupo e buscar soluções conjuntas em prol de um objetivo em equipe. A adoção de um esporte favorito desde cedo, é muito importante para a autoestima das crianças e o seu desenvolvimento psicossocial.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93