Planejamento Educacional: o meio de melhoria da educação dentro das escolas
Rendimento escolar
Educação e Pedagogia
17/12/2013
Segundo Maria Adelia Teixeira Baffi, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Pedagogia Social, o planejamento em educação é o meio de se revisar os conceitos para modificar as concepções e as práticas, sendo que para ela o ato de planejar faz parte da história do homem, onde o desejo de transformação dos sonhos em realidade objetiva é a grande preocupação dos sujeitos nos tempos atuais, sendo que em nosso cotidiano estamos constantemente nos encontrando com situações onde são necessários planejamento, porém nem sempre delineamos etapas concretas para nossas ações, dada as mesmas pertencerem ao contexto de rotina de cada indivíduo, sendo que por muitas vezes nos vemos obrigados ou com a necessidade de utilizar processos que pedem raciocínio lógico e racional para alcançar o que precisamos ou almejamos.
Segundo minha compreensão, planejar é buscar o equilíbrio entre o que desejamos e os meios que utilizaremos para alcançar isto, devendo haver uma reflexão prévia e uma tomada de decisão sobre nossas ações, que visem concretizar os objetivos em tempo determinado e com etapas definidas, partindo da avaliação para encontrar tudo isso, planejar neste caso é uma ação contida na educação por conter características básicas para acontecer, como o não improvisar, o pensar o futuro, assim como os caminhos que possam dar um norte para que seja possível executar as ações educativas, devendo haver avaliação e acompanhamento das próprias ações, onde desta forma o planejar e avaliar andam de mãos dadas, devendo ser um processo contínuo voltado para buscar para onde ir e as maneiras adequadas para se chegar lá.
Devo ainda colocar que o planejamento educacional é de suma importância, assim como os caminhos necessários para que seja construído um planejamento adequado de acordo com a concepção de ser educador, pois segundo pude compreender, devemos ser educadores antes de tudo e não somente utilizar da concepção de ser professor. Através do planejamento se é possível identificar as necessidades, dificuldades, assim como o que se é necessário modificar ou não para que atinja os alunos, os fazendo desenvolver, bem como tornar-se críticos, com visão de mundo, criando em nós mesmos habilidades, as quais os insira na sociedade em que vivem, a qual está em constante transformação.
Se pensarmos apenas como professores, muitas vezes nem mesmo iremos ter o trabalho de planejar, onde sem esta preocupação, não nos será possível enxergar além do que os olhos podem ver, aplicando sem pensar previamente conteúdos e práticas que não surtirão efeito algum sobre os alunos e mais tarde não saberemos explicar o porquê nossos alunos não aprendem, caindo em seu rendimento escolar, não gostando das aulas e achando as mesmas desinteressantes e sem significado algum. Com tudo falado, o planejamento com visão de educador, deve ser pensado, repensado e trabalhado indo ao encontro da intertextualização entre o que é real para o aluno, os componentes curriculares e a escola onde através de um olhar de profissional envolvido com o que faz, iremos identificar as necessidades da escola e das aplicações dos currículos para cada sala em individual, com isso o olhar de educador fará com que nós tomemos as decisões em prol do desenvolvimento dos alunos e da escola.
O professor e educador devem andar juntos, ser algo único, não se deixando desmotivar, deixando de tentar, de inovar, devendo encarar as experiências do dia a dia como uma injeção de ânimo para que o professor acorde o educador que existe dentro dele, onde diante de tudo isso será uma prática diária e constante a este indivíduo, transformar o planejar constantemente e continuamente, tendo a preocupação de saber onde querem chegar, preocupando-se com as situações de hoje e de agora, para colher frutos no futuro, olhando e tentando intertextualização entre currículo e conhecimento do aluno, vendo o mesmo com suas habilidades, dificuldades, sonhos, vontades, fazendo conscientemente um bom planejamento, cooperativo e conjunto, assim como participativo, onde todos trabalham e todos avaliam e transformam, com objetivos comuns e voltados a encontrar saídas.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Greice Rufino de Carvalho
Sou pedagoga e busco minha capacitação para melhor desempenho de minhas funções, assim como para melhor preparar meus alunos, estou em busca de minha pós graduação como psicopedagoga, e quem sabe mais tarde como neuropsicopedagoga, tenho como objetivo poder ajudar crianças que estejam sob minha responsabilidade, assim como as que por minhas mãos passarem, tendo um compromisso para com a preparação
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