Por incrível que pareça, é possível melhorarmos a nossa inteligência
Educação e Pedagogia
18/03/2014
Nosso cérebro é, constantemente, comparado aos músculos, no sentido de que, quanto mais o “movimentamos”, mais “forte” ele fica. E isso é verdade. Quanto mais utilizamos o nosso raciocínio, melhor ele fica, então muitas pessoas ficam se perguntando: É possível aumentar a minha inteligência?
Não faz muito tempo que este conhecimento está nas mãos dos cientistas. E, por incrível, que pareça é possível melhorarmos a nossa inteligência. Confira às dicas a seguir:
1 – Assista menos televisão:
Estudos comprovam que passar horas vendo televisão traz riscos sérios para a saúde física, além de não trazer nenhuma contribuição mental. Inclusive o nosso cérebro nem descansa enquanto estamos vendo TV. A hora de ver TV pode ser substituída por uma leitura ou até mesmo ouvir uma boa música.
2 – Faça exercícios físicos:
Para que a mente fique bem, o corpo também precisa estar bem. A capacidade de concentração é maior quando realizamos uma atividade física além de desencadear substâncias como a serotonina, responsável por um relaxamento, felicidade e prazer.
3 – Ler mais:
A leitura é uma das maneiras mais eficazes para se evitar o mal de Alzheimer, para se ter uma ideia! Tornar a leitura um hábito é muito bom para o cérebro, especialmente na leitura de obras ficcionais, onde é exigido mais do cérebro que imaginemos os cenários, personagens entre outros elementos que o autor coloca no livro. Quanto mais robusta e complicada for à leitura melhor. Até porque o nível de vocabulário se aumenta, conforme este hábito se torna comum.
4 – Aprenda um novo idioma:
Estudos comprovam que aprender uma segunda língua é muito bom para o cérebro. Com a Internet, ficou cada vez mais fácil e prático aprender uma nova língua através do EAD (Ensino à Distância) como os cursos de idiomas dados pelo Portal Educação, por exemplo.
5 – Aprenda a tocar um instrumento musical:
Vários estudos indicam que a aprendizagem de um instrumento musical pode aumentar a inteligência em vários níveis. Até porque desenvolver a prática de tocar um instrumento exige coordenação motora, memória, os sentidos entre outros elementos que são concretizados ao mesmo tempo, na hora em que se está tocando um instrumento musical. São vastas as vantagens de se aprimorar esta área do conhecimento.
6 – Dormir e acordar cedo:
Dormir mal prejudica o raciocínio e a capacidade de concentração, além de afetar de forma intensa o nosso humor, acarretando em problemas na produtividade de qualquer pessoa. Por isso, dormir e acordar cedo faz bem para o corpo e, especialmente, para a mente, pois assim não existirá esgotamento mental e físico.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93