Educação Inclusiva: Os desafios de uma "educação para todos"

Educação deve ultrapassar barreiras
Educação deve ultrapassar barreiras

Educação e Pedagogia

26/03/2014

Apaixonado pelo Corinthians, Gabriel Bertoni Soares (22) só tem um sonho: se aprofundar no mundo esportivo e transmitir todos seus conhecimentos para quem gosta de futebol. Por enquanto, este objetivo está limitado.


Dentro de seu quarto o jovem que nasceu com paralisia cerebral fica lendo suas revistas de esporte e também com o movimento apenas da mão direita tenta conectar a internet para saber das novidades que envolvam o timão e também outros clubes do esporte preferido do brasileiro.


Erika Bertoni Furtado (40), assistente administrativa, conta que o filho saiu de uma escola particular aos 10 anos onde recebia todo auxílio para uma criança com deficiência. Com o orçamento cada vez mais apertado ela foi obrigada a transferir o garoto para uma escola pública perto de sua casa.


O medo dela era igual à de milhares de mães que tem filhos com algum tipo de necessidade especial: enfrentar as dificuldades de acessibilidade e também a adaptação do filho em uma sala de aula cheia de alunos regulares.


Depois de algum tempo ela se surpreendeu com a escola pública que se “adaptou” ao Gabriel: “Assim que o Gabriel entrou eles construíram uma rampa de acesso, a carteira dele na sala de aula era diferenciada, era mais alta para ele não ficar mal posicionado”, conta a assistente administrativa.


Além disso, Erika contou com uma ajuda dentro da sala, uma professora auxiliar que dava todo suporte ao estudante em algum tipo de dificuldade: “Ele não conseguia escrever na maioria das vezes, ela (professora auxiliar) ajudava ele escrever, lia para ele, e passava para diretora o que faltava para melhorar a educação do meu filho”, conta Erika.


Concluído o ensino médio em 2009, Gabriel enfrentou sua primeira barreira “pós-escola”. Começou em 2010 um curso de Recursos Humanos em uma faculdade privada em Campo Grande (MS). Mesmo não sendo uma área que desejava, o jovem queria continuar a estudar, mas desistiu logo em seguida.


Segundo ele, o local não oferecia uma professora auxiliar e com a sala cheia de alunos, muitos deles quando formavam grupos acabava deixando-o de fora: “Eu me sentia isolado na sala, não tinha ninguém para me ajudar e daí não queria ir mais a noite para faculdade”, relata Gabriel.
Educação Inclusiva
Todas as pessoas, sem exceção, têm direito a educação. A especialista em “Prevenção e Intervenção Psicológica em Contextos Educacionais”, a professora e pedagoga Irinéia Meira da Silva Oliveira (44) explica que tanto para o estudante com deficiência física, os que têm comprometimento mental, superdotados quanto às minorias, jovens na idade própria ou para o adulto que não teve acesso a escola na idade adequada tem o direito de ser alfabetizado.


De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC) em 2011, foram matriculados mais de 588 mil alunos com necessidades educacionais especiais em escolas do Brasil. Há 10 anos, o número não chegava a 142 mil. A Política Nacional de Educação Especial lançada pelo MEC em 2008, prevê que escolas públicas e privadas devem garantir o acesso e a permanência desses alunos aliando o ensino regular à educação especial.


Já o censo escolar do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) realizado em 2010 mostra que 54 milhões de pessoas estão matriculadas em escolas no país. Enquanto o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) de 2009 calcula uma população de 2,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência (física ou mental) que tem entre 4 e 17 anos, faixa etária que corresponde ao período escolar.


No Brasil, estima-se que pelo menos um milhão e meio de pessoas com algum tipo de deficiência ou transtorno global de desenvolvimento esteja fora das salas de aula (Censo Escolar 2010 – INEP).


Mesmo com estes índices crescendo aos poucos a cada ano que passa é necessário rever conceitos ou até mesmo “modificar” o ensino para que o lema “educação para todos” seja atingido. A escola que forma o aluno para o exercício da cidadania é aquela que acolhe, e incentiva e que faz com que o aluno reconheça no outro, mesmo que este outro seja muito diferente, um cidadão com os mesmos direitos.


“Toda a comunidade escolar e humana devem refletir sobre estas questões para admitir que o princípio fundamental da educação inclusiva seja a valorização da diversidade”, destaca a especialista que ainda pontua que na escola que é inclusiva não faz distinção entre seres humanos, não seleciona ou diferencia com base em julgamentos de valores como “perfeitos ou não perfeitos”, “normais ou anormais”. A escola deve oferecer condições e oportunidades, livre de preconceitos, de conhecer, aprender, viver e ser.
A inclusão de todos no mesmo ensino
Para que a inclusão seja uma realidade em todo Brasil é necessário rever uma série de barreiras tanto físicas quanto pedagógicas. O jeito de ensinar, o processo de avaliação, a falta de equipamentos multifuncionais que podem auxiliar a didática dentro de uma sala de aula e também a falta de capacitação de professores são alguns dos exemplos que afastam um aluno da escola.


É necessário conhecer o desenvolvimento humano e suas relações com o processo de ensino aprendizagem, levando em conta como se dá este processo para cada aluno. Focar na formação profissional do professor, proporcionando subsídios com vistas à melhoria do processo ensino aprendizagem.


Utilizar currículos e metodologias flexíveis, levando em conta a singularidade de cada aluno, respeitando seus interesses, suas ideias e desafios para novas situações. Avaliar de forma continuada e permanente, dando ênfase na qualidade do conhecimento e não na quantidade, oportunizando a criatividade, a cooperação e a participação.


Aline Nogueira (26), professora de inglês, que atua na rede pública de ensino por várias vezes se perguntava como agir e chegar até uma aluna que tem Síndrome de Down. Ela revela que em seus momentos de folga coletava informações sobre o tratamento de pessoas com algum tipo de deficiência e todo resultado da pesquisa aplicava no dia seguinte na sala de aula.
“Podia ter cursos pelo Estado ou até mesmo pela prefeitura de como lidar com esses alunos. A faculdade não aborda como lidar com eles”, critica a professora pela falta de informação. Aline teve que se especializar em psicopedagogia clínica e institucional que fez com que ela ficasse mais bem preparada para ensinar sua disciplina na sala de aula.


Outro grande desafio é inserir e não excluir os alunos que portam algum tipo de deficiência em relação aos demais. “Eu tento inserir ela no todo, em duas aulas já notei a diferença, porque no dia a dia a minha aluna é tratada como diferente e eu não gosto dessa exclusão. A criança sabe quando é excluída mesmo em uma atividade diferente. Quando você a insere no todo, pensa no sorriso!”, enfatiza Aline.


As crianças ditas "normais", ao interagirem com as "deficientes", perdem o medo e o preconceito em relação aos diferentes, desenvolvem a cooperação e a tolerância, adquirem senso de responsabilidade em relação ao que as cerca e tornam-se pessoas preparadas para conviver em ambientes diversificados. Não se trata apenas de colocar as crianças portadoras de necessidades especiais dentro das escolas.


“O mais importante é oferecer serviços complementares, adotar práticas criativas em sala de aula, adaptar o projeto pedagógico, rever posturas e construir uma nova filosofia educativa”, avalia Irinéia Meira.


Artigo produzido por Rodrigo Nascimento extraído da revista eletrônica do Portal Educação, 7° edição. Disponível para consulta em: http://www.portaleducacao.com.br/e-revista/edicao/7

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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