Surdez, LIBRAS e a importância da família no diagnóstico

Surdo é a pessoa que tem a perda parcial ou total
Surdo é a pessoa que tem a perda parcial ou total

Educação e Pedagogia

14/04/2014

Você já parou para pensar como seria sua vida sem ouvir o barulho das coisas que acontecem ao seu redor? Imagine não ouvir o som da voz de uma pessoa conversando ou até mesmo de uma música que toca, não ouvir o barulho dos carros que vai e vem diariamente, o canto dos pássaros, ir à praia e não ouvir o barulho das águas, enfim, a ausência da audição seria um pesadelo na vida de qualquer pessoa, não é mesmo?


Pois bem, a ausência da audição ou a surdez como é popularmente conhecida, é um mal que atinge milhares de pessoas em nosso país. Indivíduos que sofrem com esse problema são chamados de surdos, mas o que seria uma pessoa surda?


Surdo é a pessoa que tem a perda parcial ou total, congênita ou adquirida da capacidade de compreender a fala através do ouvido. Infelizmente muitos brasileiros por um motivo ou outro tem perdido a audição. A audição é fundamental para se comunicar com outras pessoas e a ausência dela acaba trazendo limitações e influi diretamente no relacionamento interpessoal das pessoas que possui essa deficiência.


O fato de o indivíduo ser portador da surdez não quer dizer que ele não tem mais valor e que deve ser excluído da sociedade, muito pelo contrário, o surdo é importante e contribui diretamente para o crescimento de nosso país. Hoje graças as LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) muitos deles tem conseguido se inserir no mercado de trabalho, estudar e até mesmo comunicar-se melhor com os que convivem ao seu redor.


De acordo com a lei N°10.436, de 24 de Abril de 2002, a LIBRAS é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão associados a ela.


A família tem um papel fundamental na vida de um portador de surdez, principalmente quando ele é diagnosticado com o problema. No início é difícil para o portador, ter que se adaptar a uma nova linguagem (LIBRAS), ter paciência (pois nem sempre ele será compreendido por outras pessoas). Mas qual seria o papel da família diante do diagnóstico de surdez?


Saber lidar com a nova realidade, ajustar as condições físicas e psicológicas, adequar à estrutura familiar e fornecer todo suporte necessário que o deficiente precisar. Além do mais a família será à base de sobrevivência desse indivíduo, pois por mais que existam a LIBRAS, muitos desses deficientes não conseguem ser compreendidos e acabam se sentindo tristes podendo até adquirir um quadro depressivo.


Fonte de pesquisas:
http://cufamacaerj.blogspot.com.br/2011/04/importancia-da-libras-para-inclusao.html

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93