Brasil ainda é visto como um país novo para recomeçar a vida
Educação e Pedagogia
16/04/2014
Durante muitos séculos, o Brasil foi um país colonial, imperial e depois virou República. Ao longo desse processo histórico, não somente imigrantes portugueses aqui desembarcaram, mas também franceses, espanhóis, holandeses, alemães, e entre outros grupos étnicos de toda parte do mundo; sem esquecer-se do negro que, mesmo vindo para o Brasil como escravo, ele também era um imigrante.
O que estamos observando atualmente no Brasil é o aumento cada vez maior de imigrantes oriundos de todas as partes do mundo, devido aos problemas que estão enfrentando em seus países. Para melhor compreensão, basta lembrar que após o fim da escravidão no Brasil (1888), o governo brasileiro incentivou a vinda desses imigrantes europeus, e até asiáticos, para o nosso país, através de slogan e propagandas, afirmando que esses povos poderiam recomeçar a vida em uma TERRA NOVA.
Entretanto, não podemos nos esquecer que por detrás desses incentivos, estava a Teoria do Embranquecimento, ou seja, o governo brasileiro queria esquecer as marcas da escravidão, por isso que houve o incentivo de imigrantes europeus ao Brasil, pois o negro representava o passado e o atraso na visão da elite brasileira, e o europeu o avanço para o futuro. Uma visão racista e preconceituosa que marca o início do século XX no Brasil.
E nos dias atuais, o Brasil ainda é visto como um país novo para recomeçar a vida. O ponto chave desses pensamento é o fato do Brasil estar ganhando cada vez mais seu espaço nos setores industriais, tecnológicos e econômicos, aumentando assim, a vinda de imigrantes localizados em países pobres, como é o caso dos haitianos e bolivianos que estão entrando no país, muitas vezes de forma ilegal. Em ambos os caso, o Brasil se tornou o “ país da solução” dos problemas de cada um deles. Entretanto, muitos desses imigrantes vivem em bairros periféricos, trabalham em lugares com péssimas condições de higiene e entre outros fatores que não coincidem com os Direitos Humanos.
Mesmo assim, a imigração só tende a aumentar, não somente com a vinda de haitianos e bolivianos, mas novamente com a presença de portugueses, italianos, franceses, gregos, que estão fugindo da crise econômica que abala a Europa e desembarcando nos aeroportos brasileiros. Os séculos se passaram, mas os problemas são os mesmos, e o Brasil, como sempre, recebe todos de braços abertos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Denise Maria Antonio
Dados Pessoais :
Data de nascimento : 25/07/1982
Idade : 31 anos
Sexo : Feminino
Local: Piracicaba-SP
Estado Civil : solteira
Endereço: Rua Campos Sales , n° 2594
Bairro : Vila Independência
CEP : 13416-316
Celular : (19)96863702/(19) 3433-1464
E-mail : dmant_25@hotmail.com
Curso Superior :
UNICID - Universidade da Cidade de São Paulo
Pólo em Piracicaba/SP
Curso : Licenciatura em Ciências S
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93