É necessário algumas modificações para que a inclusão ocorra
Educação e Pedagogia
22/04/2014
Seria isso inclusão?
Nos últimos tempos, fala-se muito em inclusão de alunos surdos em escolas regulares, mas o que seria esta inclusão?
Incluir não é só “jogar” o aluno surdo em uma sala regular e sim dar subsídios a este aluno para que aconteça esta inclusão.
Não basta colocar um interlocutor apenas; os professores, a equipe gestora e até mesmo a escola, em seu aspecto físico, terá que passar por adaptações para que ocorra esta inclusão.
Os problemas acontecem já na formação dos interlocutores, por ser uma área nova e, com poucos profissionais, as escolas os contratam sem ao menos testar sua proficiência. Fora as Resoluções controversas a Lei, pois exigem do interlocutor a licenciatura em Pedagogia e o curso de 120h de Libras sendo que a faculdade ofertada é Letras/Libras.
O impasse maior é quando o professor ao deparar-se com o interlocutor “dá” o aluno surdo para que ele seja tutorado, com isso, o interlocutor passa a ensinar traduzir, intermediar e proteger só não podendo avaliar o seu desenvolvimento cognitivo.
Quanto à equipe gestora, esta deverá exigir as adaptações necessárias no planejamento, fazer com que o plano de ensino se adapte a necessidade destes alunos.
A capacitação dos profissionais da educação deveria ser ofertada pelas secretarias municipais de educação e estes serem cobrados pelos resultados.
Quanto a Libras, deveria ser matéria primordial da grade curricular nas escolas posto que seja a segunda língua mais usada do país, segundo pesquisas recentes; esta deveria ser introduzida já nos anos iniciais do ensino fundamental.
Talvez assim, acabaríamos com esta “segregação” dita “inclusão”, pois somente assim iremos integrá-los cognitivamente, fisicamente e socialmente.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Aretuza Midory Tuzuki
CV: http://lattes.cnpq.br/4964082253141973
Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário UNIFEOB (2001). Tem experiência na área de Letras e Tradução e Interpretação em Libras, com ênfase em Letras/Libras
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