05/05/2014
A voz do professor é marcante para o aluno, e quanto mais forte e firme, mais o aluno assimila a aula expositiva com facilidade. Não esquecendo que a aula deverá criar questionamentos, reflexão e construção de conclusões próprias.As ações do educador não devem se contradizer, pois como ele exige algo do aluno se não pratica? Quando o educando observa esse fato, o educador perde a credibilidade.
Ser professor também é saber usar com sabedoria as palavras. Realmente, pois o mesmo tem o "domínio da massa", e sua influência é considerada bem aceita, pois existe o "mito" que o educador é o "mestre dos conhecimentos". E não podemos esquecer que existem inúmeras armadilhas ideológicas que envolvem tanto o professor quanto a escola nesse processo consumista e de dominação de classe.
Um educador deve possuir clareza política, porque é um ser político. E querer buscar constantemente conhecimentos que alicerce sua práxis.
Para lermos o mundo é necessário conhecermos nossas aspirações, sermos competentes em nossas ações, e abrangermos bastante conhecimentos gerais a fim de aumentarmos o ângulo de nossa visão, e podermos compreender a leitura do mundo.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Pedagoga, Educadora, Habilitada em Administração Escolar e Supervisão Escolar,Professora de Estrutura e Func. de 1 e 2 graus ; Professora de Ensino Fundamental; Escritora; Bancária; vários cursos e certificações. Atualmente profissionalizando-me em Coaching e realizando a pós-graduação em Gestão de Pessoas.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93