A escola aprenderá no seu dia a dia a trabalhar com as diferenças
Educação e Pedagogia
25/05/2014
O presente artigo visa abordar a ética e a moral no ambiente escolar. Primeiramente, farei uma distinção entre os conceitos de ética e moral de uma forma bem simples de entender.
Desconsiderando a epistemologia das palavras ética e moral, e dando um sentindo figurado para que possamos desta forma nos familiarizarmos dentro do contexto.
Ética, tem a ver com o “BOM”, é o conjunto de valores que aponta qual é a vida boa na concepção de um indivíduo ou de uma comunidade.
Moral tem a ver com o “JUSTO”, é o conjunto de regras que fixam condições equitativas de convivência com respeito e liberdade.
No entanto, conviver com o “bom” e o “justo” é um conjunto de princípios, crenças, regras que orientam o comportamento dos indivíduos nas diversas sociedades, e podemos concluir que a moral (Justo) prevalece sobre a ética (Bom).
Porém, nos dias de hoje a moral na escola se apresenta através de regras, normas a serem cumpridas, expressas nos seus Regimentos, Planos de Estudos e Projetos Políticos Pedagógicos. Entretanto, a escola é o melhor caminho para se discutir questões de ética uma vez que o âmbito escolar está repleto de possibilidades que evidenciam a ética como necessária e capaz de permitir um relacionamento “bom” e “justo” entre os atores educacionais.
Por outro lado, a escola não necessariamente conseguirá responder todas as questões quando se trata de ética (justo), nem deverá se considerar fracassada por não conseguir atingir tal objetivo. Para isso, temos a ajuda dos PCN’s, que nos dá uma referência entre a ética e moral tendo a intenção de salientar o caráter crítico da reflexão, que permite analisá-los sempre que necessário.
Por fim, entre a ética (bom) e a moral (justo), não podemos deixar de lado o diálogo sendo este uma prática possível e viável para a solução dos problemas escolares, onde desta forma a escola aprenderá no seu dia a dia a trabalhar com as diferenças onde todos os sujeitos são possuidores de direitos e deveres, sentenciando quem sabe o fim das desigualdades.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Tania Regina Bottcher
Tania Regina Bottcher, 51 anos , formada no Magistério desde 2002 , Pedagoga - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras - UNIARARAS - Polo Ilha Comprida - SP e Neuropsicopedagoga formada na Censupeg - Centro Sul Brasileiro de Pesquisa - Polo de Cananeia - SP
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