29/05/2014
MEDIADORES DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
MÓDULO I - UMA FORMA DE LER A COMPLEXIDADE DO SER E DO MUNDO
ALUNO (A) VYRNA GIORDANA DE BRITO GAUDÊNCIO
ATIVIDADE I
Leitura do texto: COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Após leitura, destaque e problematize os principais pontos abordados no texto.
Em seguida levem a discussão ao Fórum a partir das questões: Como caminhar em direção ao paradigma do pensamento complexo ultrapassando a forma linear de pensar? Como, enfim, se adequar às necessidades urgentes de mudança na Educação, para que ela faça sentido verdadeiramente para a vida de professores, alunos, gestores, pais, comunidade de um modo geral? Como planejar aulas transdisciplinares?
O texto apresenta as possibilidades de contribuir para o desenvolvimento do processo de formação continuada de educadores de jovens e adultos a partir de uma reflexão sobre os limites e as potencialidades de uma proposta transformadora para EJA que tem fundamentos nos princípios da Complexidade e da Transdisciplinaridade de Edgar Morin. Que diante de tantas mudanças nas últimas décadas do século XX percebeu a maior urgência no campo das ideias não revendo doutrinas e métodos, mas para elaborar uma nova concepção do próprio conhecimento, assim propõe o conceito de complexidade no campo das ciências exatas e naturais destacando a necessidade de superar as fronteiras entre as disciplinas sugerindo a solidariedade e ética como caminho para religação dos seres e dos saberes.
A Educação é um processo de produção e reprodução do saber e que aprender conhecimentos implica mudança de atitudes, saber pensar, criar vínculos e estabelecer relações. A vida é o encontro da diversidade do mundo e da busca de um sentido ético para a humanidade. Sem um redimensionamento dos valores humanos na visão da Complexidade, todos os esforços poderão ser inúteis. E para religar esses saberes, valores, é preciso promover o encontro verdadeiro entre homem, sociedade e natureza, como desafio do pensamento complexo sobre o conhecimento, o desafio da educação é socializar, bem como ressocializar esse conhecimento como um bem.
A compreensão da complexidade esta nas relações, onde toda realidade é formada pela interdependência entra as partes e as totalidades. A tendência é fragmentar o ensino para uma cisão entre escola e a vida. E o caminho para iniciar o processo de mudanças de mentalidades defendidas por MORIN PE a Transdisciplinaridade. O ser humano é um todo organizado e que, portanto, não pode ser observado por áreas específicas. O educador deve está convencido de que é urgente aprender a aprender, pois, só assim, estará comprometido com a prática pedagógica educativa.
Em destaque o educador da EJA precisa mudar sua posição de transmissor do conhecimento para o de mobilizador das várias inteligências organizando suas ideias e construindo seu conhecimento de forma multidimensional.
A transdisciplinaridade – novas formas de representar o conhecimento propõe que se organize o conhecimento além do traçado pela divisão das disciplinas fechadas. Permitindo a construção interminável desse conhecimento que garante a aprendizagem significativa e planetária. Promover a “reforma de pensamento” religar saberes para construção de novos conhecimentos ampliando a visão da realidade homem, sociedade e natureza.
O reagrupamento de saberes para se compreender o universo e a Central na Teoria do Pensamento Complexo de Morin, o desafio dessa complexidade está na nossa comunidade de destinos:
- Quatro aprendizagens da educação
*Aprender a conhecer
*Aprender a fazer
*Aprender a viver juntos
*Aprender a ser.
O ensino precisa fornecer conhecimento, saberes e explorar as possibilidades do educador nesse processo voltado para a globalização do saber.
“Onde não há amor, só há problemas de carreira e de dinheiro para o professor; e tédio para os educandos”.
A missão do professor requer que ele acredite na cultura e nas possibilidades do ser humano.
O Conhecimento Transdisciplinar e a Educação Ambiental
A educação ambiental pode contribuir-se de forma mais inclusiva ao tentar dialogar e realizar múltiplas visões, realidades, saberes e percepções, para isso, a educação do século XXI precisa desenvolver a atitude de examinar os fenômenos multidimensionais, em vez de isolar reconhecer que as realidades se alimentam de antagonismos e são, ao mesmo tempo, solidários e conflituosos, e respeitar a diferença, enquanto reconhecer a unicidade. Assim o pensamento complexo revela-se teoricamente promissor na busca de caminhos para religar a sociedade e natureza.
Os Sete Saberes indispensáveis enunciados por Morin
· As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão;
· Os princípios do conhecimento pertinente;
· Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena;
· Enfrentar as incertezas;
· Ensinar a compreensão;
· A ética do gênero humano
Constituem eixos e, ao mesmo tempo, caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem educação, e que estão preocupados com o futuro das crianças e adolescentes.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
VYRNA GAUDENCIO e-mail: vyrnagiordana@hotmail.com Pós-Graduação - Especialização em Educação de Jovens e Adultos - (cursando) Extensão - Mediadores da Leitura na EJA - (cursando) Graduação - Licenciatura Plena em História - UVA - Ano - 2012 Professora de Ensino Fundamental e Médio - EJA EDUCAÇÃO EM PRISÕES - Unidades Prisionais - João Pessoa - (em exercício).
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93