AS CONCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE O FUNCIONAMENTO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA.

Educação e Pedagogia

23/06/2014

  1. 1.   INTRODUÇÃO

           

O presente trabalho busca fazer uma reflexão sobre o funcionamento do projeto político pedagógico em uma escola pública situada no município de Maribondo – AL, para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa em forma de entrevistas realizadas com professores atuantes na mesma escola.

            O projeto político pedagógico, em linhas gerais, é o documento que rege o funcionamento da escola, ou seja, todas as diretrizes atribuídas à referida instituição devem estar presentes no PPP[1] da mesma. Para a elaboração do projeto político pedagógico deve-se contar com a participação de toda a comunidade escolar, com representantes da direção, corpo docente, apoio pedagógico/administrativo como também, pais e responsáveis pelos discentes.

            A realidade vista hoje em dia não se encontra do jeito que deveria ser pelo fato de nem toda a comunidade escolar fazer-se presente na elaboração do PPP, sendo assim, as leis que regem o projeto político pedagógico não são de conhecimento de toda a comunidade escolar, onde deveria acontecer o inverso, as políticas públicas aplicadas à educação determinam rigorosamente que todos os que compõem a comunidade escolar devem ter conhecimento de tudo que está exposto no PPP, para que todos tenham conhecimento e possam fiscalizar o que está sendo feito na escola.

            Esta pesquisa pretende também discutir sobre os conceitos de políticas públicas, dando ênfase nas políticas públicas aplicadas à educação, e o que elas determinam para o projeto político pedagógico.

            Para sistematizar este trabalho optou-se por uma pesquisa qualitativa onde serão expostos os resultados obtidos através das entrevistas realizadas numa pesquisa de campo feita na referida escola, tendo como colaboradores alguns professores da instituição de educação infantil e ensino fundamental I.

            Para a elaboração deste trabalho, foi necessária a utilização de OLIVEIRA (2010), BETINI (2005), LIBÂNEO, TOSHI & OLIVEIRA (2005), como base teórica.

 

 

 

  1. 2.   POLÍTICAS PÚBLICAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

 

As políticas públicas são em linhas gerais, diretrizes as quais buscam definir uma regra ou situação específica para o que está se tratando, sempre interligado à política. Como afirma OLIVEIRA (2010, p. 93)

 

Política pública é uma expressão que visa definir uma situação específica da política. A melhor forma de compreendermos essa definição é partirmos do que cada palavra, separadamente, significa. Política é uma palavra de origem grega, politikó, que exprime a condição de participação da pessoa que é livre nas decisões sobre os rumos da cidade, a pólis. Já a palavra pública é de origem latina, publica, e significa povo, do povo.

 

            Vê-se que as políticas públicas procuram de certa forma definir uma solução para uma referida questão a qual está sendo discutida, criando a partir daí, leis e diretrizes que formam regras que serão obedecidas depois disso.

            Na educação não poderia ser diferente, diante de tantos questionamentos e decisões aleatórias tomadas por parte dos representantes da educação, foram criadas as políticas públicas aplicadas a educação, as quais são determinadas a partir de opiniões expressas pelos representantes até chegarem em um consenso, buscando sempre tomar decisões que auxiliaram significativamente o funcionamento da educação de determinado estado e/ou país.

            Se anteriormente foi exposto que políticas públicas são todas as diretrizes que passam a existir diante das decisões tomadas pelo governo, vê-se que as políticas públicas aplicadas à educação são nada mais que decisões tomadas pelo governo, sendo voltada para a educação, um exemplo das várias políticas públicas educacionais, são as leis aplicadas na LDB (Lei das diretrizes e bases da educação), onde estão expostas todas as diretrizes que regem a educação brasileira desde a data de sua criação.

            Percebe-se que a educação hoje em dia, está cada dia mais avançada, com a chegada das tecnologias aplicadas à educação, a sala de aula não é mais a mesma, com a antiga regra de quadro e giz, hoje em escolas públicas e provadas do Brasil, é possível perceber as mais diversas tecnologias em âmbito escolar, aulas ministradas com o auxílio da internet, projetores e etc. Grande parte dos avanços dados na educação atualmente, fez-se imprescindíveis as leis e diretrizes e bases da educação, pois se a educação por sua vez fosse depender exclusivamente do governo de seu estado ou município, a mesma não teria avançado tão significativamente em relação à anos anteriores quando o país não contatava com as tão importantes políticas públicas aplicadas à educação.

 

  1. 3.   O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

 

Para falar do projeto político pedagógico, deve-se expor o que quer dizer cada um destes termos, o termo projeto é derivado do latim PROJICERE, e tem como significado seguir em frente. Para LIBÂNEO (2005, p.345) "O projeto é um documento que propõe uma direção política e pedagógica para o trabalho escolar, formula metas, prevê as ações, institui procedimentos e instrumentos de ação." Política, como um termo mais popular ou “conhecido”, está ligada à arte de governar ou comandar uma determinada parte da sociedade, e pedagógico, deriva de pedagogia, filosofia e sociologia da educação, termo utilizado em assuntos educacionais. Para BETINI (2005, p. 2)

 

O projeto político-pedagógico mostra a visão macro do que a instituição escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas.Portanto, o projeto político-pedagógica faz parte do planejamento e da gestão escolar.

 

Vejamos abaixo todos os passos para a elaboração do projeto político pedagógico:

 

Fonte: http://filosofiauegairam.blogspot.com.br/2012/10/blog-post.html

O Projeto político pedagógico ou PPP é um documento, o qual dita todas as regras que devem ser seguidas pela comunidade escolar de uma referida instituição, este documento deve ser elaborado cuidadosamente por todos os membros que compõe a escola, pois o que está nele pode ser a solução de todo problema que possa surgir na instituição.

 

A realidade vista na elaboração do projeto político pedagógico na maioria das escolas brasileiras, não está sendo como deveria, tendo em vista que apenas uma parte da comunidade escolar participa do desenvolvimento do projeto. O que resulta na falta de conhecimento sobre o projeto, onde não poderá haver a fiscalização necessária para o desenvolvimento das atividades na instituição de ensino.

 

  1. 4.   METODOLOGIA

4.1 PROCEDÊNCIA E ANÁLISE DE DADOS

 

            Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa a qual foi elaborada no intuito de analisar as concepções dos docentes atuantes em uma escola de ensino fundamental I, em relação ao funcionamento do projeto político pedagógico naquela escola.     

            Foi possível perceber, diante das respostas coletadas, que nem toda a comunidade escolar participou como deveria do desenvolvimento do projeto político pedagógico, vendo que apenas a direção teve acesso e pode contribuir no desenvolvimento deste projeto.

            Esta situação está presente em várias escolas brasileiras, o que se deve fazer, é buscar soluções que possam fazer com que toda a comunidade escolar tenha acesso ao PPP, e conheça as diretrizes que regem o funcionamento da instituição. Para isso, seria necessária a realizações de reuniões com representantes de escola, comunidade e família, onde iria ser repassado para todos, tudo o que é exposto no PPP. Dentre as possíveis mudanças a serem feitas na escola, teria a prática da gestão democrática, que trata nada mais que a participação de toda a comunidade escolar em todas as decisões a serem tomadas na instituição, seja ela de ensino fundamental ou médio.

 

  1. 5.   CONCLUSÃO

 

No decorrer deste trabalho foi possível perceber a grande importância que o Projeto Político Pedagógico tem na escola, e como é imprescindível a participação da comunidade escolar na sua elaboração.

Cabe destacar que a gestão democrática possui grande influência na relação entre escola, comunidade e família, relação esta que rege o bom funcionamento de uma instituição de ensino, tendo à satisfação de ambas as partes, onde também é destacada a participação da comunidade escolar na realização do projeto político pedagógico.

Optou-se pelo método da entrevista pelo fato de que questionários não iriam coletar os dados necessários para a análise, onde viu-se nas entrevistas, o modo mais eficaz para este tipo de trabalho.

Como alternativa para solucionar o problema da falta de participação da comunidade escolar no desenvolvimento do PPP, pode-se começar pelo acompanhamento mais freqüente dos pais como os outros membros, e a curiosidade de conhecer o PPP da escola, para que a partir daí possa haver a fiscalização que hoje em dia é tão necessária nas escolas brasileiras.

 

  1. 6.   REFERÊNCIAS

 

BETINI, Geraldo Antonio. A construção do projeto político-pedagógico da escola. Disponível em <http://www.escolapadrereus.com.br/portal/JP/JP_texto_01.pdf>. Acesso em 19 de mar. 2014

 

LIBÂNEO, José C; TOSCHI, M. S; OLIVEIRA, João Ferreira de . Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005

 

OLIVEIRA, Adão Francisco. Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. Disponível em <http://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2012/01/texto-4-pol%C3%8Dticas-p%C3%9Ablicas-educacionais.pdf>. Acesso em 15 de mar. 2014



[1] Sigla PPP: Projeto Político Pedagógico. 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Silvio Nunes da Silva Junior

por Silvio Nunes da Silva Junior

Graduando do curso de Letras: Português e suas Respectivas Literaturas pelo Departamento de Letras da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Aluno do curso de Aperfeiçoamento em Formação Profissional de História, Literatura, Cultura e Memória Africana e Afro-brasileira pelo Centro FAPAZ de Ensino e Formação de Professores - CEFOP. Atuou como Pesquisador da FAPEAL, sendo integrante de Projeto de Pesquisa. Atualmente é Colunista do Portal Educação e Membro do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas - GENA. Tem interesse nas áreas de Educação e Linguagem, Ensino de Língua Materna, Aquisição da Linguagem, Estudos do Letramento e Literatura Brasileira

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