Estado e ordem social

A ordem social é o resultado do equilíbrio que o mercado trás para a sociedade
A ordem social é o resultado do equilíbrio que o mercado trás para a sociedade

Educação e Pedagogia

26/09/2014

A ordem social é o resultado do equilíbrio que o mercado trás para a sociedade (BIANCHETTI, 1999, p. 80). Neste sentido, o Estado só interfere quando o mercado corre risco.


De fato, o neoliberalismo é um conjunto de política e economia capitalista que defende a não participação do Estado na economia. Ou seja, deve haver total liberdade de comércio para garantir o crescimento econômico e social do país.


Assim, o mercado neoliberal defende as empresas privadas para que o Estado não interfira, pois é o mercado quem faz sua própria planificação. Quanto às críticas, o Estado só defende o interesse capitalista e as classes dominantes.


Isto é, esta teoria econômica nasceu do liberalismo, nos Estados Unidos da América, no fim dos anos sessenta, e tem como principais defensores: o austríaco Friedrich A. Hayeck (1899-1992), e estadunidense Milton Friedman (1912-2006).


Portanto, são os neoliberais que defendem as sociedades “livres e totalitárias” (BIANCHETTI, 1999, p. 81), que colocam as relações econômicas como fundadoras da ordem política, econômica e social.





GLOSSÁRIO


Classe social: A concepção de organização social de Karl Marx e Friedrich Engels se baseia nas relações de produção. Nesse sentido, em toda sociedade, seja pré-capitalista ou capitalista, haverá sempre uma classe dominante, que direta ou indiretamente controla ou influencia o controle do Estado; e uma classe dominada, que reproduz a estrutura social ordenada pela classe dominante e assim perpetua a exploração.

Acessado em 31/08/2014 às 18h09min: http://www.brasilescola.com/sociologia/classe-social.htm


Neoliberal:
Neoliberalismo é a resposta à crise do capitalismo decorrente da expansão da intervenção do Estado, antagônica à forma mercadoria, ainda que necessária para sustentá-la. Após alguns anos de diagnóstico e de tateações (Crozier et alii, 1975), toma forma no final da década de 1970 como 'Reaganismo' e 'Thatcherismo', e consiste essencialmente em uma tentativa de recompor a primazia, e recuperar o âmbito, da produção de mercadorias. Renegando as formas socialdemocratas que acompanham o estágio intensivo, nega a crise estrutural e histórica do capitalismo e se volta às origens desse, do tempo do liberalismo -- daí o nome de neoliberalismo.

Acessado em 31/08//2014 às 18h11min: http://www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/c_deak/CD/4verb/neolib/index.html


Economia Planificada: Também chamada de "economia centralizada" ou "economia centralmente planejada", é um sistema econômico no qual a produção é previa e racionalmente planejada por especialistas, na qual os meios de produção são propriedade do Estado e a atividade econômica é controlada por uma autoridade central que estabelece metas de produção e distribui as matérias primas para as unidades de produção.

Acessado em 31/08/2014 às 18h15min: http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_planificada



BIBLIOGRAFIA


BIANCHETTI, R. G. MODELO NEOLIBERAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Editora CORTEZ, 2ª ed. 1999.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Priscila Kelly Batista

por Priscila Kelly Batista

Educadora na Escola Estadual INDÍGENA Mbya Arandu Ensino Fundamental- Piraquara

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93