Todos nós temos um sonho, vários sonhos... Somos seres capazes de desejar, fantasiar e criar de maneira tão espontânea é natural que ao observar essa afirmação vejo o quão criativos nós somos. No entanto uns exploram isso e vão à busca de realizá-los, outros se perdem em meio as desilusões e fracassos na tentativa de ir de encontro aos seus sonhos.
Mas é claro que tudo isso requer tempo e capacidade de absorção e transformação, requer que acreditemos nas ações e os seus resultados. Todos nos somos capazes de chegar ao sucesso e todo o segredo se concentra em conhecer a fórmula do fracasso, maus hábitos aplicados dia a dia nos levam a isso e para alcançar o sucesso precisamos reverter essas práticas, procurando sempre conhecer o qual ou quais são o nosso, observar-nos com mais riqueza de detalhes, refletir mais sobre nossas ações e atitudes e de que maneira estão sendo aplicadas.
No frenesi da rotina somos bombardeados por informações, cobranças, pressões pessoais e profissionais, parece que tudo o que fazemos não está surtindo efeito, parece que nada dá certo, mas somos aptos às conquistas, responsáveis por tudo aquilo que fazemos e somos. A melhor das estratégias é sair do comodismo, traçar prioridades, planejar e agir. Tudo o que desejamos acontecerá, depende apenas de nós mesmos, depende daquilo que quero buscar.
Mesmo em meio as dificuldades e turbulências devemos nos manter convictos de nossos sonhos, manter uma visão detalhada deles, buscarmos imagens, situações que estejam relacionados com eles, fazendo dos detalhes o foco. Devemos afixá-los por todos os ambientes que vivemos. Não devemos nos conformar com o que ainda não alcançamos, apesar de ser da natureza do ser humano buscar sempre aquilo que precisamos, somos ansiosos por novas conquistas e consequentemente por novos desafios. É isso que buscamos, o sentimento extraído do percurso, daquilo que desejamos.
Segundo o autor Frankl, 1987: O ser humano não é alguém em busca da felicidade, mas sim alguém em busca de uma razão para ser feliz, através - e isto é importante - da manifestação concreta do significado potencial inerente e latente numa situação dada. (...) “Uma vez que a busca do sentido por parte do indivíduo é bem sucedida, isto não só o deixa feliz, mas também lhe dá capacidade de enfrentar sofrimento. Uma vez que envolvidos por uma meta, por uma missão, não importa o grau de importância, vamos sempre buscar o melhor caminho para chegarmos a realização dos nossos sonhos, ao encontro da felicidade, por que ela é quem nos impulsiona o tempo todo se faz papel fundamental na motivação, é o caminho mais importante para a realização de todos eles, que nos move o tempo todo para chegar ao ápice das conquistas.
Não desista dos seus sonhos, pois: "Você é do tamanho dos seus sonhos". (Fernando Pessoa)
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Susye Ekil Monteiro Auerswald
Pedagoga, Pós - Graduação (Lato Sensu), em nível de Especialização em Educação, com área de concentração em Pedagogia Empresarial, TCC: o Artigo Científico:A Contribuição do Pedagogo Empresarial no Processo Educativo no Âmbito Organizacional, Gerente de unidade no TCE-MT em Cuiabá. Formação em Self and Processional Coaching, Líder Coach e atuando como Coach Educacional.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93