15/10/2014
DICA – COMUNICAÇÃO
Aulas interessantes sempre tem como base o diálogo. Mas muitas vezes o professor pratica o monólogo, só ele fala, explica, escreve, faz críticas e os alunos ficam ouvindo e muitas vezes só reproduzindo o que ouviram.O que devemos ter sempre em mente, em nossas aulas é a troca de experiências, ouvir o outro ( aluno) , criar em sala de aula um espaço, flexível e dinâmico de comunicação dialógica, onde todos aprendem com todos.
Nós professores também aprendemos quando ensinamos, mas para isso o professor deverá estar aberto a tirar as dúvidas, permitir que os alunos opinem após estudos e deixe claro para a sala de aula que só aprendemos por meio das trocas, do diálogo.
É preciso escutar o aluno, permitir que os alunos se comuniquem, cooperem sempre com muito respeito
A comunicação muitas vezes não acontece devido às barreiras, ou ruídos da comunicação. Estes podem ser devido à não compreensão da linguagem uns dos outros, do nível de desenvolvimento cognitivo e linguístico dentre outras causa.
SEGUE UM TEXTO, EM QUE SE PERCEBEM RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO
As pessoas de um modo geral gostam de colocar algo de si dentro das situações que enfrentam, em geral
chama-se “ enfeitar o pavão “..
A ausência de uma boa comunicação poderá gerar conflitos , às vezes muito sérios e destrutivos.
Vejamos um Exemplo :
COMO VAI A COMUNICAÇÃO ? – Autor Desconhecido
– História que apresenta ruídos ou barreiras na comunicação, porém nos brinda com muito Bom Humor, o que nem sempre é normal em casos de ruídos..
ASSUNTO - A PASSAGEM DO COMETA HALLEY PELA TERRA
DE : CHEFE GERAL
PARA : CHEFE DE PESSOAL
Na sexta-feira, às 17 horas, o cometa HALLEY estará visível.. Trata-se de um fenômeno que ocorre somente a cada 76 anos. Reúna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacetes de segurança, e explicarei a eles o fenômeno. Se estiver chovendo, não poderemos ver nada. Neste caso, reúna os funcionários no refeitório e eu mostrarei um filme sobre o cometa.
DE : CHEDE DE PESSOAL
PARA : CHEFE DE FÁBRICA
Por ordem do Chefe Geral, na sexta-feira, às 17 horas, o cometa HALLEY vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, reúna os funcionários, todos usando capacetes de Segurança e os encaminha ao refeitório, onde o fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 76 anos.
DE : CHEFE DE FÁBRICA
PARA : SUB-CHEFE
Por ordem do Chefe Geral, às 17 horas, o fenomenal cometa HALLEY vai aparecer no refeitório, usando capacetes de segurança. Se chover, o Chefe Geral, dará outra ordem, o que ocorre a cada 76 anos.
DE: SUB-CHEFE
PARA: ASSISTENTES
Na sexta-feira às 17 horas, o Chefe Geral vai aparecer no refeitório com o Cometa HALLEY, o que acontece a cada 76 anos. Se chover, o Chefe Geral levará o cometa para o pátio da fábrica, usando capacete de segurança.
DE : ASSISTENTE
PARA : FUNCIONÁRIOS
Na sexta-feira, às 17 horas, quando chover o fenomenal BILL HALLEY usando capacete de segurança e acompanhado pelo Chefe Geral, passará pela fábrica com seus cometas.
No texto acima, que é muito bem humorado, o que não acontece sempre, notamos as barreira de comunicação ou ruídos que não permitiram que a Mensagem, isto é, a comunicação verdadeira pudesse chegar às pessoas
envolvidas.
SUGESTÃO DE DINÃMICA PARA DESENVOLVER A COMUNICAÇÃO
DINÃMICA DAS FORMAS COM CORPO
OBJETIVOS – Desenvolver a comunicação não verbal e demonstrar a importância de cada aluno no processo de trabalho em grupo
MATERIAL – Não há
PÚBLICO –Todos os níveis de Ensino e não há limites do número de pessoas.
DESENVOLVIMENTO –
A ) O professor ou o aplicador da dinâmica divide a sala em grupos de 5 pessoas.
B ) Explica que ele dirá uma palavra e cada Equipe deverá compor com seus corpos, sem falar, uma imagem que corresponda a palavra dita.
C) Ao final, o professor solicita que falem o que sentiram ao participarem da dinâmica. O professor também dá sua opinião. Será um momento muito rico com o uso do feedback .
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Pedagoga-Psicopedagoga- Mestre em Educação Supervisão e Currículo-coach de estudantes e professores-professora de cursos de pós-graduação lato-sensu--orientadora de trabalhos acadêmicos-criadora de projetos para cursos de Pós-graduação lato-sensu-coordenadora pedagógica de curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia-escritora de livros didáticos-criadora e tutora de cursos online.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93