DICA- COMUNICAÇÃO

Aulas interessantes  sempre tem como base o diálogo
Aulas interessantes sempre tem como base o diálogo

Educação e Pedagogia

15/10/2014

DICA – COMUNICAÇÃO

Aulas interessantes  sempre tem como base o diálogo. Mas muitas vezes o professor pratica o monólogo, só ele fala, explica, escreve, faz críticas e os alunos  ficam ouvindo e muitas vezes só reproduzindo o que ouviram.

O que devemos ter sempre em mente, em nossas aulas é a troca de experiências, ouvir o outro ( aluno) , criar em sala de aula um espaço, flexível e  dinâmico de comunicação dialógica, onde todos aprendem com todos.

 Nós professores também aprendemos quando ensinamos, mas para isso o professor deverá estar aberto a tirar as dúvidas, permitir que os alunos opinem após estudos e deixe claro para a sala de aula que só aprendemos por meio das trocas, do diálogo.

 É preciso  escutar o aluno, permitir que os alunos se comuniquem, cooperem sempre com muito respeito

 A comunicação muitas vezes  não acontece devido às barreiras, ou ruídos da comunicação. Estes podem ser devido à não compreensão da linguagem uns dos outros, do nível de desenvolvimento cognitivo e linguístico dentre outras causa.

 

SEGUE UM TEXTO,  EM QUE  SE  PERCEBEM   RUÍDOS  NA    COMUNICAÇÃO

                     

 As pessoas de um modo geral gostam de colocar algo de si dentro das situações que enfrentam, em geral

chama-se “ enfeitar o pavão “..

 A ausência  de  uma  boa comunicação poderá gerar conflitos , às vezes muito sérios e destrutivos.

 

Vejamos um  Exemplo :

 COMO VAI  A  COMUNICAÇÃO ? – Autor  Desconhecido

 – História  que apresenta ruídos ou barreiras na comunicação, porém nos brinda com muito  Bom Humor, o que nem sempre é normal em casos de ruídos..

 

ASSUNTO  -  A   PASSAGEM  DO  COMETA  HALLEY    PELA   TERRA

 DE : CHEFE  GERAL

PARA : CHEFE   DE  PESSOAL

 Na sexta-feira, às 17 horas, o cometa  HALLEY estará visível.. Trata-se de um fenômeno que ocorre somente a cada  76 anos. Reúna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacetes de segurança, e explicarei  a eles o fenômeno. Se estiver chovendo, não poderemos ver nada. Neste caso, reúna os funcionários no refeitório e eu mostrarei um filme sobre o cometa.

 

DE : CHEDE  DE  PESSOAL

PARA : CHEFE   DE  FÁBRICA

 

Por ordem do Chefe Geral, na sexta-feira, às 17 horas, o cometa   HALLEY  vai aparecer  sobre a fábrica. Se chover, reúna os funcionários, todos usando capacetes de Segurança e os encaminha ao refeitório, onde o fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 76 anos.

 

DE : CHEFE  DE  FÁBRICA

PARA : SUB-CHEFE

 

Por ordem do Chefe Geral, às 17 horas, o  fenomenal  cometa  HALLEY   vai aparecer no refeitório, usando  capacetes de segurança. Se chover, o Chefe Geral, dará outra ordem, o que ocorre a cada  76 anos.

 

 

DE: SUB-CHEFE

PARA: ASSISTENTES

 

Na sexta-feira às 17 horas, o Chefe Geral vai aparecer no refeitório com o Cometa  HALLEY,  o que acontece a cada 76 anos. Se chover, o Chefe Geral  levará  o cometa para o pátio da  fábrica, usando capacete  de segurança.

 

DE : ASSISTENTE

PARA : FUNCIONÁRIOS

 

Na sexta-feira, às 17 horas, quando chover o fenomenal BILL  HALLEY  usando capacete de segurança e acompanhado   pelo Chefe Geral, passará pela fábrica com  seus cometas.

 

 

 

No texto acima, que é muito bem humorado, o que não acontece sempre, notamos as barreira de comunicação ou ruídos que não permitiram que a Mensagem, isto é, a comunicação  verdadeira  pudesse chegar  às pessoas

envolvidas.

 

 

 

 

SUGESTÃO  DE  DINÃMICA  PARA DESENVOLVER A  COMUNICAÇÃO

 

 DINÃMICA  DAS   FORMAS   COM   CORPO

 

OBJETIVOS – Desenvolver  a   comunicação  não verbal  e demonstrar a importância de cada  aluno no processo  de trabalho em grupo

 

MATERIAL – Não 

 

PÚBLICO –Todos os níveis de Ensino e não há limites do número de pessoas.

 

DESENVOLVIMENTO –

 

A ) O  professor ou o aplicador da dinâmica divide a sala em grupos de 5 pessoas.

 

B ) Explica que ele dirá uma palavra  e cada Equipe deverá compor com seus corpos, sem falar, uma imagem que corresponda  a palavra dita.

 

C) Ao final, o professor solicita  que falem o que sentiram ao participarem da dinâmica. O professor também dá sua opinião.  Será um momento muito rico com o uso do feedback .                                                                                                                          

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Graziella Bernardi Zóboli

por Graziella Bernardi Zóboli

Pedagoga-Psicopedagoga- Mestre em Educação Supervisão e Currículo-coach de estudantes e professores-professora de cursos de pós-graduação lato-sensu--orientadora de trabalhos acadêmicos-criadora de projetos para cursos de Pós-graduação lato-sensu-coordenadora pedagógica de curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia-escritora de livros didáticos-criadora e tutora de cursos online.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93