Projeto escola.com: educação, inclusão digital e social com software livre
Créditos: Secretaria de Comunicação de Cascavel-Pr
Educação e Pedagogia
01/12/2014
Visando preparar seus alunos para o mundo tecnológico em que vivemos, projeto da Rede Pública Municipal de Educação de Cascavel no Paraná, entrega para cada criança no 5º ano do ensino fundamental um Netbook.
O Projeto Escola.com desenvolvido na Secretaria de Educação do município equipou em 2014 todas as turmas do 5º ano com netbooks para uso na sala de aula, cada aluno recebeu seu equipamento, que ao final do ano, ele poderá levar definitivamente para casa. Foram entregues mais de 4 mil netbooks, que além de equipado com Sistema Linux (Mandriva), LibreOffice, mais de 4 mil atividades educativas instaladas no próprio equipamento, com 2Gb de Memória, 320 GB de Disco Rígido e Webcam.
Equipamentos completos, desde o inicio de 2014 os alunos puderam usar os computadores para realizarem atividades educacionais com os professores durante suas aulas. Além das atividades educativas, conforme planejamento do professor, os alunos puderam também aprender um pouco mais sobre o funcionamento do computador, nas aulas de informática ministradas pelos Instrutores de Informática da Rede. Além dos alunos, todos os professores que atuam nas turmas de 5º ano também receberam uma máquina com as mesmas especificações e recursos das que foram entregues aos alunos.
Cada uma das 62 escolas municipais, possui um profissional da área de tecnologia, o Instrutor de Informática, que tem sido capacitado desde 2010 no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) de Cascavel no uso de softwares livres.
Durante os últimos 4 anos os instrutores receberam mais de 300 horas de capacitação nas mais diversas ferramentas presentes no Linux, desde Programação Shell Script, passando pela suíte LibreOffice, Inkscape, Gimp, Audacity e todos os demais recursos das distribuições presentes nas escolas da Rede. Com esta bagagem, no ano de 2014 os instrutores dedicaram parte do tempo das aulas para prepararem os alunos, para que após o final de 2014, quando poderão levar as maquinas do Projeto Escola.com para casa, continuar usando softwares livres no seu dia a dia.
Os Equipamentos ficam em armários desenvolvidos pela equipe da secretaria e construídos na Oficina de Móveis Escolares da Secretaria de Educação, que é responsável por fabricar a maioria do mobiliário das escolas municipais. Cada armário armazena até 40 netbooks e a recarga destes é realizada com auxilio de 2 nobreaks possibilitando que eles estejam sempre carregados e prontos para uso pelo professor da turma.
O Projeto, iniciado em 2011, com a implantação de um Projeto Piloto em uma das escolas do município, hoje é realidade em todas as escolas, nesta etapa do programa foi licitada a compra de 4.155 netbooks, totalizando R$ 2.655.045,00, ao valor unitário de cada máquina de R$ 639,00, investimento realizado com recursos próprios do município, foram feitos também investimentos em equipamentos para ampliação de rede sem fio das escolas de alto desempenho, permitindo que todos os netbooks sejam conectados em rede para o trabalho no espaço da escola. O Sistema Operacional Mandriva foi personalizado pela própria equipe da Secretaria de Educação, permitindo uma economia de mais de 400 mil reais somente nesta primeira etapa do projeto.
O Município de Cascavel já tem tradição no uso de tecnologia na educação, os primeiros Instrutores de Informática da Rede começaram a chegarm em 1997, e nestes 17 anos de ingração de tecnologia na educação, o sucesso tem se refletido no dia a dia da escola, sendo a atividade preferida de nossos alunos e obtendo resultados surpreendentes. Neste ano, vários projetos foram implantados, integrados ao Escola.com, como o Projeto de Ensino de Programação para Crianças, reconhecido pelo Anuário ARede como uma das “Boas Práticas de TICs na Educação” no ano de 2014 e também contemplada pelo Prêmio Arede na categoria Setor Público, Capacitação, pelos esforços em qualificar os profissionais das nossas escolas no uso de tecnologias nas práticas educativas.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Jocemar do Nascimento
Coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Cascavel, Graduado em Pedagogia pela UNICESUMAR, Pós Graduando em Docência nos Ensino Médio, Técnico e Superior. Aluno Especial do Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Instrutor de Informática desde 2001.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93