Quando falamos dos jogos na aprendizagem

Cabe ao professor criar um ambiente lúdico.
Cabe ao professor criar um ambiente lúdico.

Educação e Pedagogia

12/01/2015

No período da infância surgem vários tipos de brincadeiras entre elas está o jogo, o qual, vai estar presente em todas as fases do crescimento de uma criança. O jogo pode ser utilizado para despertar o lado intelectual de uma criança, ou seja, desperta o interesse de aprender algo, é através dos jogos que a criança aprende a assimilar e a reproduzir alguma atividade, criando vários relacionamentos, facilitando o seu aprendizado e a sua comunicação, gerando um bem estar.


(..) "Verifica -se, pois, a evolução do jogo, que interfere incessantemente com a imitação e da representação em geral, permite dissociar os diversos tipos de símbolos, desde aquele que, pelo seu mecanismo de simples assimilação egocêntrica, se distancia ao máximo do ‘signo’, até aquele que, pela sua natureza de representação simultaneamente acomodadora, converge com o signo conceptual sem que, entretanto, se confunda com ela" (..) ( PIAGERT,J., p.116).


Podemos utilizar os jogos cultural na escola como uma forma dos alunos aprenderem a produzir mais os seus trabalhos e as suas atividades e conhecer as regras e adquirir vivência em grupo. Cabe ao professor criar um ambiente lúdico capaz de despertar na criança o interesse da descoberta do conhecimento, da criatividade, de querer experimentar os jogos, ou seja, fazer a criança despertar o desejo , o prazer de realizar aquela atividade dada . Quanto ao psicopedagogo utiliza o jogo para facilitar a comunicação e o contato com a criança( com algum distúrbios, transtornos ou síndrome) pois os jogos estimulam a memória, o raciocinar, prender a atenção, e a lidar com as suas dificuldade no seu aprendizado e outros.


Com as crianças que apresentam alguma Síndrome, distúrbios, transtornos ou deficiência intelectual, ao utilizar os jogos vai estimular o seu raciocínio, a sua linguagem, a sua motricidade e a sua coordenação motora e visual, ou seja, facilitando a desenvolver mais as suas percepções dos objetos e a realizar melhor as suas tarefas e atividades, o qual o mesmo apresentam certas dificuldades. Ao direcionar as atividades com essas ferramentas (jogos) adequadas a sua faixa de idade, vai beneficiar essas crianças, despertando o interesse nesses objetos. Não devemos esquecer que devemos respeitar as suas necessidades e as suas limitações para que os mesmos se sintam mais "seguros" e mais a vontade em realizar as suas tarefas e atividades.


É importante que o jogo facilite as crianças, jovens, adultos, a superar as suas dificuldades na aprendizagem, e aprender a conhecer as suas limitações e assimilar algo, adaptar-se dentro de um ambiente que a rodeiam. Afinal o jogo estabelece a criança uma noção de regras, espontaneidade a ter uma noção de espaço e equilíbrio emocional (perder e ganhar), etc.. Assim as crianças conseguem compreender melhor o seu ambiente, e a unir o mundo imaginário com o mundo real, desenvolvendo uma linguagem capaz de compreender um ao outro, o qual, entendera a importância de viver em uma sociedade.

Marilena Silva de Castro

 


BIBLIOGRAFIA


PIAGET,J. A Formação do Símbolo na Criança imitação, jogo e sonho imagem e representação, 3 ed., Editora, Zahar, Rio de Janeiro, Ano 1973.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Marilena Castro

por Marilena Castro

Pós graduação em Psicopedagogia Instituucional(UNISUAM) Psicopedagogia Clínica (Portal Educação) e Teoria e Psicanálise (Portal Educação),Terapia cognitiva-comportamental, Disturbios de aprendizagem (portal da educação), Psicologia Clinica (Portal Educação), Monitora( portal educação-2015)

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