A importância do uso de imagens no ensino de história
A importância de interpretar símbolos na era da tecnologia
Educação e Pedagogia
23/01/2015
Aprender a interpretar símbolos torna-se cada dia mais importante afinal, vivemos na era da tecnologia um tempo em que as informações são constantes, e a todo o momento somos bombardeados por notícias e imagens de todos os cantos do mundo. Nesse contexto ensinar história não pode resumir-se a análises simples e descontextualizada de figuras de livros didáticos, devemos levar nossos alunos a questionar e desconstruir aquilo que eles veem.
Enquanto educadores, devemos analisar como o conteúdo que trazemos pode ajudar nossos alunos, procurando saber como eles interpretam a realidade que o cercam. O ensino de história com o uso da imagem deve ser feito de forma significativa, o educando deve ser levado a questionar de forma consciente as possíveis intencionalidades do registro e ter em mente que nenhum documento possui neutralidade.
Em sala de aula o professor deve trazer deve fugir de uma visão tecnicista, maçante e alienante do ensino de história usando para isso recursos dinâmicos como vídeos, filmes, slides, fotografias etc. O uso de imagens auxilia no entendimento e interpretação da história, da vivência de épocas diferentes, sendo uma excelente fonte de pesquisa em virtude de sua riqueza detalhes e informações, nos possibilita interpretar, e não apenas decorar. Esse tipo de proposta favorece um aprendizado interativo, prazeroso possibilitando o posicionamento crítico mediante os acontecimentos da nossa sociedade.
Imagens não são simples reflexos de lugares ou épocas, mas sim extensões de realidades específicas, portanto devem ser analisadas minuciosamente, principalmente suas subjetividades. Devemos educar o olhar para que prestemos mais atenção no mundo, recuperando o encanto pelas singularidades.
O homem sempre teve o desejo de se comunicar através de imagens, os registros mais antigos da humanidade foram feitos através de desenhos, ou seja, linguagem visual. Os desenhos nas cavernas conservados até os nossos dias, nos permitem a compreensão de outra realidade, nos possibilita interpretar um modo de vida bem diferente do nosso.
Quando trazemos essas imagens para sala de aula devemos propor aos alunos questioná-las, por exemplo: O que esses homens queriam mostrar? Como gostavam de passar o tempo? Como se alimentavam?
Em fim fazer uma série de perguntas para que reflitam sobre as imagens, sobre a beleza e intencionalidade desses desenhos, esse certamente é um excelente exercício reflexivo.
Outro exemplo bem interessante é trazer imagens de quadros como o da chegada dos portugueses aqui no Brasil, junto com a carta de Pero Vaz de Caminha. Refletir sobre esses documentos é analisar o que pensaram de fato esses homens quando chegaram ao Brasil. O que acharam do povo que encontraram aqui? Essa visão era verdadeira? Os índios eram de fato ingênuos e bobos?
Outro exemplo é o quadro Independência ou morte, de Pedro Américo ( Óleo sobre tela, 1888). Uma obra que tenta representar a proclamação da independência do Brasil de forma grandiosa, com a imagem de um herói ( Pedro I ) que criou nossa nação nos livrando do jugo de Portugal, entretanto a historiografia nos conta que não foi daquela forma. Foi muito mais simples, sem cavalos grandiosos e espadas reluzentes. Podemos questionar os educandos o motivo de essa imagem ter sido produzida dessa forma, ou seja, o que esse quadro quis mostrar? O que ele representa de fato?
Trabalhos com esses nos ajudam a formar o senso crítico de nossos alunos de forma que produzam conhecimento significante que os ajudem na compreensão do cenário histórico e político de nosso país.
Bibliografia
– LOPES, Ana Elisabete. “Artes visuais e os diferentes modos de ver”. In:
Educação@pós-modernidade. Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2003.
LITZ, Valesca Giordano, O uso da imagem no ensino de História. In Universidade Federal do Paraná . 2009
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Emanuelle dos Santos Gonçalves
Emanuelle dos Santos Gonçalves-
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