Nos dias atuais a violência ganhou cara nova e na escola recebe o nome de bullying.
Educação e Pedagogia
17/04/2015
Durante a adolescência, o jovem vive um período que se caracteriza pela jovialidade, impetuosidade e espírito aventureiro, onde sua aproximação com a violência tem sido cada vez maior no mundo atual.
Quando um adolescente não tem o devido apoio familiar e educacional, o sentimento de confiança não é estimulado, suas realizações não são reconhecidas e é excluído de uma participação importante na vida da comunidade, tudo isso pode determinar uma fuga, não apenas para as drogas, mas também para a violência.
Nos dias atuais a violência ganhou cara nova e na escola recebe o nome de bullying.
A Violência e suas Causas
Desde o começo da humanidade, o homem tem demonstrações de vários atos que induzem a violência, muitas vezes de caráter individual e/ou coletivo.
Muita das atitudes cometidas seja pelo homem antigo ou moderno podem ser consideradas violentas, como os atentados, as brigas, as guerras e assim por diante. Suas causas não são tão fáceis de explicar, assim como a sua própria definição.
A violência nada mais é do que o ato de ser violento, onde haverá uma situação de constrangimento, com emprego ou não de força física.
Ela tem ganhado dimensões cada vez maiores na sociedade atual. A segurança pessoal está cada vez mais ameaçada, não apenas pela criminalidade ou pela violência, mas também pela presença de drogas, que estão cada vez mais próximas no âmbito familiar.
Com isso, o cidadão honesto, viu-se obrigado a se trancar em casa, transformando a sua residência em uma cela impenetrável, para impedir que ladrões venham a colocar em risco a sua vida e de sua família.
Muitas teorias foram criadas, para tentar explicar as causas da violência, elas podem ser divididas em:
1 - Monocausais: A violência estaria inserida em apenas uma causa, em uma só explicação para uma agressão física ou moral.
2 - Multicausais: A violência no mundo moderno possui inúmeras causas, de diferentes origens e que podem variar de indivíduo para indivíduo e de sociedade para sociedade. Fatores psicológicos, de sociabilização, o sistema sociocultural, as condições político-econômicas estão ligados à questão da violência.
As teorias explicadas a partir de um foco monocausal tornam-se insuficientes para esclarecer a violência no mundo, pois não analisam o comportamento humano e a evolução da sociedade, que são fatores preponderantes ao assunto. Essa teoria torna-se incompleta, pois cada sociedade possui suas características próprias.
A violência não é constituída apenas pela agressão física, mas também pela moral, pois não apenas as partes podem realizar atos violentos, já que as palavras muitas vezes podem se tornar armas extremamente perigosas nas mãos dos seres humanos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93