Gravidez na Adolescência

No Brasil, a cada ano, 20% das crianças que nascem são filhos de pais adolescentes.
No Brasil, a cada ano, 20% das crianças que nascem são filhos de pais adolescentes.

Educação e Pedagogia

17/04/2015

No Brasil, a cada ano, 20% das crianças que nascem são filhos de pais adolescentes, sendo que a grande maioria deles não tem condições financeiras ou emocionais para assumir a maternidade e a paternidade. Com isso, aliada a pressão da família, muitos adolescentes fogem de casa, abandonam os estudos e encaram casamentos sabendo que não irá dar certo.

Após a descoberta da sua sexualidade, o adolescente se depara com outras situações que antes não precisava se preocupar. A menina agora já menstrua e juntamente com o menino no ato sexual tem que prevenir-se para evitar não apenas as doenças sexualmente transmissíveis, mas também a gravidez.

A atividade sexual na adolescência muitas vezes acontece de uma forma eventual e os adolescentes acabam não usando o preservativo. A grande maioria desses adolescentes também não assume para a sua família que estão tendo uma vida sexual ativa; a menina então acaba não fazendo o uso de anticoncepcionais ou utilizando-o de forma errada.

Portanto, a gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes na adolescência, pois pode trazer sérias consequências na vida desses jovens, de suas famílias e de seu futuro filho.

Uma vez ocorrida à gravidez na adolescência, poderá haver o aparecimento da rejeição, conflitos de relacionamento, punições, incompreensão, vergonha e medo do futuro.

A gestante sabe que a partir daquele momento toda sua vida tomará um rumo diferente, onde muitas vontades serão deixadas para trás e uma avalanche de responsabilidades virá pela frente.

É nesse momento que a família deve se estruturar e acolher o novo fato com harmonia, respeito e colaboração. Caso contrário, a gestante poderá buscar subterfúgios para acabar com esse quadro caótico, como o aborto ou a fuga de casa.

Os pais adolescentes devem ter em mente que o bem-estar do casal é muito importante para a gravidez e para o bebê. Precisam sentir segurança e apoio necessário para o conforto afetivo, disposição para um diálogo esclarecedor, presença constante do amor familiar, solidariedade e tranquilidade.

Os pais precisam se conscientizar que nem sempre o casamento entre os adolescentes é o melhor caminho, pois existem muitos fatores que influenciam nessa tomada de decisão. É importante que se tenha amor entre o casal, total apoio familiar, consciência do ato matrimonial e muita calma em qualquer tipo de decisão.

A gravidez na adolescência é, portanto, um problema que deve ser levado muito a sério, pois além de todas as questões psicológicas, existem as físicas também. A adolescente gestante pode ter um parto dificultado, já que seu corpo ainda está em pleno desenvolvimento anatômico, no que se refere ao tamanho da pelve e elasticidade dos músculos uterinos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93