Romances Regionalistas

Essa atitude faz com que os romances soem artificiais.
Essa atitude faz com que os romances soem artificiais.

Educação e Pedagogia

22/04/2015

Nos romances regionalistas, ou sertanistas, como ficaram conhecidos, José de Alencar busca retratar cenários rurais localizados em diferentes regiões do País. O homem rude do sertão é visto como um indivíduo ainda não contaminado pelos padrões europeus.

Esses romances parecem estar no projeto literário de Alencar de pintar o Brasil retratando o elemento nacional, não são, todavia, fruto de experiências legítimas, mas surgidos de pesquisas sobre as diversas regiões do País.

Essa atitude faz com que os romances soem artificiais, sem apresentar à verdadeira “cor local”, ou seja, aspectos que verdadeiramente estejam relacionados ao ambiente descrito.

São romances regionalistas de Alencar:

* O Sertanejo

* O Tronco do Ipê

* Til

* O Gaúcho

Os romances regionalistas de Alencar influenciaram muito na atitude dos autores em se desvincular dos esquemas folhetinescos. Mais tarde surgiriam grandes nomes da Literatura Brasileira que também se proporiam a retratar o sertão, dentre eles Graciliano Ramos, Jorge Amado e João Guimarães Rosa.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93