Aqui temos a oportunidade de iniciarmos um relacionamento harmonioso.
Educação e Pedagogia
23/04/2015
1º Conhecer
É natural de todo ser humano, no primeiro contato com seus semelhantes, perceber todas as características do outro e formular uma impressão acerca daquela pessoa. Muitas vezes, neste momento nos deixamos levar por conceitos formulados por nós e agirmos com preconceito.
Conhecer significa buscar conhecer quem é aquela pessoa, suas características, mas também outras importantes vivências.
Convivemos muito tempo com uma pessoa e muitas vezes não a conhecemos por completo, porque conhecer implica em entrega, em buscar sentir aquela pessoa. No atendimento, nem sempre temos outras oportunidades de rever a pessoa. Pois o conhecer vai além daquele momento.
De qualquer forma, para conhecer uma pessoa como ela realmente é, devemos deixar de lado o preconceito e ideias preconcebidas, deixando que a pessoa se mostre.
2º Compreender
É normal as pessoas acreditarem que tudo que elas fazem é perfeito. Ou seja, “Se eu faço assim, todos deveriam assim fazê-lo, pois dá certo e é a melhor forma”. Logo, se sou assim, todos deveriam ser”. Desta forma, quando conhecemos o outro, se ele não se apresentar da forma como gostaríamos, nem sempre partimos para um movimento de aceitação. Portanto, após conhecer o outro, conheça seus gostos, suas características, sua forma de perceber a vida. E, logo após, compreenda.
Existe um comportamento, a empatia, que significa se colocar no lugar do outro e é bastante válido neste 2º estágio. Trate as pessoas como gostaria de ser tratado, com respeito. Mas, vá além, coloque-se no lugar das pessoas, imagine-se vivenciando as emoções dela e então, usando a empatia, compreenda e trate da forma como você acredita que ela gostaria de ser tratada. Na dúvida pergunte. E, compreenda!
3 º Aceitar
Após conhecer e compreender, o caminho já está aberto para aceitarmos o outro em sua totalidade. Aceitar significa acolher sem recusas, indiferenças ou sem tentar modificá-la.
Estamos aceitando, permitindo que o outro se mostre e seja ele mesmo, acolhendo aquilo que tem para nos oferecer, com todos os seus pontos fortes e fracos, como em qualquer outra relação.
Todos nós buscamos aceitação e queremos ser aceitos como somos.
4º Inserir
Inserimos aquela pessoa, quando permitimos com que a mesma compartilhe conosco suas vivências e/ ou rotina. Quando permitirmos àquela pessoa o desfrute da nossa companhia, oferecendo a ela o melhor que podemos ser. Inserir é permitir e facilitar o acesso.
Ainda neste estágio, encontramos a solução de problemas diversos que possam causar um entrave no processo de inclusão, como por exemplo, a equiparação de oportunidades iguais a todos os membros que participam de uma sociedade.
Citamos, ainda, o ajuste das características arquitetônicas (rampas de acesso, implementação de TAs (Tecnologia Assistiva) diversas, etc.), bem como mudança de comportamento da sociedade para “receber” a diversidade.
Aqui temos a oportunidade de iniciarmos um relacionamento harmonioso entre todos os cidadãos de uma sociedade.
5º Envolver
O envolver pressupõe uma série de ações para provocar melhorias em um relacionamento, qualquer que seja: pessoal, de trabalho, em um atendimento, etc.
É o conquistar constante. É manter naquela pessoa o sentimento de amizade, admiração, para aprofundar laços. Fazê-la se sentir querida, especial, única e indispensável. Mostrar que você se importa com ela e surpreender sempre.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Saúde
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