Escola Geradora De Cultura E Não Só De Aprendizagem De Conteúdos
Todo início de ano, há um novo desafio para toda equipe escolar.
Educação e Pedagogia
27/04/2015
Agora, veremos que a escola é geradora de cultura e não apenas transmissora de conteúdos aos seus aprendizes.
Portanto, convido-lhe a estar atento (a) a cada detalhe a seguir!
Todo início de ano, há um novo desafio para toda equipe escolar. Sendo que um dos principais atores, neste cenário, é o professor; que recebe novas turmas e alunos com culturas diferentes, devendo sua metodologia, a cada dia, ser mais desafiadora. Por isso, esse junto com seus alunos torna-se peça fundamental de um quebra-cabeça.
Assim, neste período, é extremamente importante que o professor faça um diagnóstico de cada aluno; o que poderá ajudá-lo, no decorrer do ano letivo, a encontrar novos caminhos para atingir um aprendizado qualitativo.
Segundo Ernandez, o ser humano desenvolve sua cultura diante de sua prolongada caminhada; este perfil é relativo e nos leva a sustentação de conceitos da sequencialidade e da organização dos conteúdos.
Sendo necessário considerar a sala de aula como um cenário agradável e com cultura própria, que se desenvolve em conformidade com novos conhecimentos adquiridos, por todos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem.
Por meio desse contexto, o interesse e a paixão aparecem como duas virtudes fundamentais, que desenvolvem o racional e se ampliam como um aspecto do pensamento crítico.
De acordo com Piaget, têm-se duas alternativas: “formar personalidades livres ou conformistas”. Então, se o propósito da Educação é formar cidadãos participativos, autônomos e cooperativos é essencial que esta proporcione condições, para que todos desenvolvam suas habilidades em um ambiente onde ocorra a coparticipação mútua.
Vejo que a escola como socilializadora possibilita essa interação em seu ambiente e contribui para a formação moral de seus aprendizes.
Portanto, a valorização do trabalho coletivo em sala de aula é uma maneira de ensinar e aprender, tanto com relação ao conteúdo, quanto à convivência em sociedade. Sendo o principal objetivo ao propor um trabalho coletivo ensinar os princípios da individualidade.
Com isso, os aprendizes são capazes de compatilharem e ao mesmo tempo desenvolverem a cognição da transdisciplinaridade e, nesse contexto, o professor tem o papel de colaborador e mediador e assim, propicia a experiência e contribui para um aprendizado significativo e justo.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
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