Escola Geradora De Cultura E Não Só De Aprendizagem De Conteúdos

Todo início de ano, há um novo desafio para toda equipe escolar.
Todo início de ano, há um novo desafio para toda equipe escolar.

Educação e Pedagogia

27/04/2015

Agora, veremos que a escola é geradora de cultura e não apenas transmissora de conteúdos aos seus aprendizes.

Portanto, convido-lhe a estar atento (a) a cada detalhe a seguir!

Todo início de ano, há um novo desafio para toda equipe escolar. Sendo que um dos principais atores, neste cenário, é o professor; que recebe novas turmas e alunos com culturas diferentes, devendo sua metodologia, a cada dia, ser mais desafiadora. Por isso, esse junto com seus alunos torna-se peça fundamental de um quebra-cabeça.

Assim, neste período, é extremamente importante que o professor faça um diagnóstico de cada aluno; o que poderá ajudá-lo, no decorrer do ano letivo, a encontrar novos caminhos para atingir um aprendizado qualitativo.

Segundo Ernandez, o ser humano desenvolve sua cultura diante de sua prolongada caminhada; este perfil é relativo e nos leva a sustentação de conceitos da sequencialidade e da organização dos conteúdos.

Sendo necessário considerar a sala de aula como um cenário agradável e com cultura própria, que se desenvolve em conformidade com novos conhecimentos adquiridos, por todos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem.

Por meio desse contexto, o interesse e a paixão aparecem como duas virtudes fundamentais, que desenvolvem o racional e se ampliam como um aspecto do pensamento crítico.

De acordo com Piaget, têm-se duas alternativas: “formar personalidades livres ou conformistas”. Então, se o propósito da Educação é formar cidadãos participativos, autônomos e cooperativos é essencial que esta proporcione condições, para que todos desenvolvam suas habilidades em um ambiente onde ocorra a coparticipação mútua.

Vejo que a escola como socilializadora possibilita essa interação em seu ambiente e contribui para a formação moral de seus aprendizes.

Portanto, a valorização do trabalho coletivo em sala de aula é uma maneira de ensinar e aprender, tanto com relação ao conteúdo, quanto à convivência em sociedade. Sendo o principal objetivo ao propor um trabalho coletivo ensinar os princípios da individualidade.

Com isso, os aprendizes são capazes de compatilharem e ao mesmo tempo desenvolverem a cognição da transdisciplinaridade e, nesse contexto, o professor tem o papel de colaborador e mediador e assim, propicia a experiência e contribui para um aprendizado significativo e justo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

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