A Bahia palco de grandes demonstrações culturais e nela está conservada boa parte da história do Brasil. Sendo assim o estudo da mesma é de grande relevância para o resgate da nossa identidade cultural. O homem guarda para si a semente da própria transformação por meio da história, o mesmo resgata e conserva a sua cultura.
O estudo da história na escola tem se ampliado no sentido de fazer o resgate das culturas circundantes e relevantes nas demonstrações de costumes que concerne em um cenário, que não se perdeu no passado, por mais que o mesmo não se recupere na sua totalidade e que desenhe junto com novas regras do desenvolvimento histórico nos seus retrocessos.
Descrever a Bahia, nos seus mais diversos aspectos culturais talvez seja uma tarefa mais adequada a arte, a literatura que expressa com primor o berço cultural presente no teatro, na música, costumes, dos poetas que expressam cultura nela encontrada. Rica em aspectos que despertam a curiosidade e o encanto por estas características que por muito tempo valoriza a riqueza baiana na busca da integração, para que a história não seja construída por culturas isoladas, mas sim que seja elevado o grande valor histórico cultural pela beleza e estrutura nela contida.
O objetivo de estudar a Bahia não é apenas o de criar condições para que os alunos tomem conhecimento de fatos passados, ou de informar-lhes sobre como tais fatos interferem no presente, mas prepara-los para que saibam que são participantes de uma história e ajuda-los como cidadãos, compreender a importância de sua atuação.
Para isso, o aluno precisa saber selecionar, compreender fontes históricas da Bahia e do seu Município na perspectiva de resgatar aspectos geográficos, econômicos, e socioculturais sistematizando fontes (documentos, obras de artes, fotos, dados obtidos em revistas, livros, etc) e a partir de suas reflexões, posicionarem-se de forma justificada e consciente.
Transformando as aulas em momentos de observação e reflexão sobre a realidade e possibilitar um conhecimento da história da Bahia no passado, e de suas relações com o presente, de suas especificidades e possibilidades, privilegiando aspectos sociais e culturais, sem deixar de bordar aspectos políticos e econômicos, quando esses se tornam necessários.
Como afirma o historiador Fernando Braudel:
“As experiências do passado só podem ser compreendida se tomadas em seu conjunto: mas ainda que elas devem ser aproximadas uma das outras, que a luz do presente frequentemente lhe convém e que é a partir do que vemos hoje que julgamos e compreendemos o passado.”
(Fernando Braudel – historiador- Projeto Buriti. 2ª ed. 2007-História pág. 7)
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Eunice Santos Sousa de Jesus.
Professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I há 29 anos, atualmente estou coordenadora, sou graduada em Pedagogia pela UESB( Universidade do Sudoeste Baiano, Pós-Graduada em psicopedagogia pela FINOM( Faculdade Noroeste de Minas) já fiz outros cursos de formação dentre o do Programa Despertar( SENAR), Escola com celular- o uso de dispositivos móveis na educação( FUNDAÇÃO VANZOLINI) .SM.
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