O estudo das diversas línguas é uma das preocupação da Linguística.
Educação e Pedagogia
10/06/2015
Podemos dividir a Linguística em dois cursos: uma disciplina, uma ciência e um campo do conhecimento. Desde o momento em que o homem, na Antiguidade, começou a investigar e refletir sobre sua língua, fazia-se então linguística, assim como as inúmeras ciências atuais, a realidade dela já ocorria, porém não se tinha um termo para tal denominação. A Linguística enquanto ciência deu-se apenas em meados do século XIX e se constituiu no início do século XX com o teórico que viria a ser chamado de “Pai da Linguística Moderna”, Ferdinand Saussure. Saussure delimitou o objeto específico da Linguística, procurou conceituá-lo e determinar sua identidade e suas características.
A Linguística é definida como a ciência que estuda a linguagem verbal humana. Ressaltamos que linguagem se trata de todo e qualquer meio de comunicação, seja humana ou animal, e divide-se em verbal, aquela que envolve a conversação oral ou escrita, e não verbal, a que envolve os símbolos, os sinais. A linguagem verbal, por sua vez, subdivide-se em língua e fala, sendo aquela o idioma, usado coletivamente, e esta, a realização individual daquela, ou seja, a língua. Todo o conjunto de linguagem > verbal > língua/fala constitui o objeto da Linguística, ou seja, ela analisa as línguas, em gerais, enquanto faculdade humana, seja ela tal qual ou na sua realização individual.
São inúmeros os comportamentos da língua estudados pela Linguística. Essa ciência busca determinar a estrutura e o funcionamento das línguas, bem com a natureza da linguagem. A isto, o linguista, assumi o papel de pesquisador, ele tenta moldar modelos descritivos e comparatórios para descobrir as estruturas linguísticas e o funcionamento das línguas. Em suas operações, a Linguística procura observar as cadeias sonoras e a organização delas para formarem conteúdos significativos. Verifica os alinhamentos dos conteúdos morfológicos para a constituição dos vocábulos, indicando as relações gramaticais. Analisa as regras combinatórias dos vocábulos, bem como a relação deles para comporem sentenças linguísticas. Ainda é papel da Linguística, estudar e explicar os traços significativos em volta de um vocábulo. Todos esses campos abordados são níveis que compõe a língua, tratados especialmente pelas ramificações da Linguística, a saber, Fonética/Fonologia, Morfologia, Sintaxe e Semântica.
A Linguística se diferencia da Gramática Tradicional, pois, apesar de ambas estudarem os fenômenos da língua, a Linguística apenas observa e analisa, não a prescreve e bem menos cria normas e regras para o uso dela; essa disciplina ver a língua como um fenômeno de ordem natural e reconhece os fatores que determinam as variações desta. Com isso, percebe-se que não certo ou errado linguisticamente, pois todo tipo de enunciados é válido em uma comunicação, e tendemos a usá-los de diferentes modos, de acordo com determinada situação e contexto. A grande complexidade das línguas faz da Linguística uma ciência bastante ampla, amparadas em outras ciências e ramificadas e outras áreas, ela tenta dar conta desse emaranhado campo chamado linguagem verbal humana.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Anderson Guerreiro
Formado em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mestrando em Letras e Artes pela mesma instituição. Professor de cursos de Pré-Vestibular. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Linguística e Literatura, com bolsa da FAPEAM.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93