06/07/2015
O planejamento não têm tido grande importância no âmbito educacional que visa a qualidade no ensino, por meio dele, os educadores tomariam suas decisões e converteriam para direções escolhidas, estando prontos para enfrentarem todas as variáveis, tanto
desejadas quanto as não desejadas.
Planejar deveria ser uma prática frequente do educador possibilitando ao professor estar em sintonia com o mundo, compreendendo as mudanças e estabelecendo novos rumos. O modo burocrático e técnico de planejar mostra que é preciso muito mais para se
enquadrar à essência do planejamento exige-se uma mudança de postura do educador perante o sistema de ensino. Portanto a reflexão sobre o ato de planejar torna-se indispensável ao exercício da docência, não reduzindo ao simples preenchimento de formulários, antes, deve ser uma atividade consciente de previsão das ações docentes fundamentadas em opções político pedagógicas, levando em consideração as situações didáticas concretas, isto é a problemática social política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, ou seja, algo que envolva toda a comunidade escolar. O planejamento é importante em qualquer tipo de atividade humana, porque para compreender a vida em sociedade o homem precisa basicamente de reflexão e planejamento para organizar e disciplinar a sua ação, tendo em vista realizações mais complexas.
O plano da escola é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo. O plano de ensino é um roteiro organizado dos conteúdos para um semestre ou ano e o plano de aulas é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas. Para planejar, o professor utiliza os conhecimentos didáticos e a sua própria experiência prática, sua visão de mundo estará sempre presente. O plano da escola é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo. O plano de ensino é um roteiro organizado dos conteúdos para um semestre ou ano e o plano de aulas é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas. Para planejar, o professor utiliza os conhecimentos didáticos e a sua própria experiência prática, sua visão de mundo estará sempre presente. Embora muitos educadores ainda tenham uma forte resistência quanto ao planejamento é preciso dar-lhes a oportunidade de repensar a sua ação educativa diante do mundo ao qual estão inseridos para que comecem a refletir individual e coletivamente o seu fazer pedagógico como uma ação pensada estrategicamente dentro de um contexto social caracterizado por influências econômicas, políticas e culturais.
É importante salientar também que por meio do planejamento o professor toma decisões, articula a dinâmica da sua prática e avalia a dimensão do papel que exerce diante da política educacional. Portanto, o educador não só faz parte desse processo como também é capaz de transformar a realidade a partir do momento que desvela e investiga a sua própria ação dando-lhe um significado novo, onde as exigências sociais e a experiência de vida dos alunos contribuem para o aprimoramento do exercício da docência. Desse modo, planejar torna-se uma atividade reflexiva da ação que se deseja realizar e da prática de tal ação, lembrando é claro que o planejamento é dinâmico e poderá sofrer mudanças durante a sua execução e após cada avaliação que se faça durante o processo de ensino aprendizagem tanto dos alunos quanto dos professores. Assim, o planejamento cria oportunidades de reflexão e avaliação da prática docente, oportunizando novos
conhecimentos e novas experiências fazendo com que o professor se torne sujeito da sua própria didática.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
professora/pedagoga
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93