Critérios e organização dos conteúdos de geografia

Os conteúdos escolares são vistos como conceitos
Os conteúdos escolares são vistos como conceitos

Educação e Pedagogia

15/07/2015

Faço três breves abordagens, crítica, cultural e socioambiental, na qual são formadas pela sua dimensão propiciamente pela educação ambiental e patrimonial que se compara com à globalização. Esta incita o consumismo, a ação de hábitos e costumes.


A rede da educação patrimonial e ambiental leva à construção de sociedades sustentáveis. Portanto, é responsabilidade dos educadores fomentarem a construção de novos conhecimentos, mentalidades e comportamentos comprometidos com esse objetivo.


Na concepção pedagógica, os conteúdos escolares são vistos como conceitos, procedimentos e atitudes recortados da cultura humana sob o desenvolvimento de competências e da lógica da recursividade. Essas dimensões do conhecimento são estruturadas para se ensinar e aprender a Geografia.


A partir dos conceitos propostos para ser trabalhados, destacam-se: o território, o lugar, a paisagem, as redes e a região. O prioriza-se, esse território porque ele delimita a relação de poder, o domínio e a apropriação de porções do espaço usado politicamente, economicamente e culturalmente. Nesses territórios está o homem, os grupos sociais, e os povos.


Confere-se o espaço, o lugar, a paisagem e ou região um território identificado no processo de formação e transformação da tecnologia que, por sua vez, inclui redes e técnicas usadas apropriada por meio do trabalho, da cultura e outras relações de poder. Porém o lugar, é o qual refere-se, a localização e orientação espacial, onde se transita entre local, regional e mundial.


Esse olhar acima de tudo o visível, é que permite ler a paisagem percebida através dos sentidos. Sendo assim a partir dessa intuição de paisagem, faz da complexidade a vida social que está contida em seus elementos cultural, político, econômico e ambiental, enfim, dá a vida pela força dos símbolos, da imagem e da imaginação.


A região é priorizada, pois são unidades espaciais dinâmicas que dão visibilidade aos fenômenos contextualizados no Espaço Geográfico. Na perspectiva de fluxo e deslocamento de ideias, de pessoas e produtos, modificamos, transgredimos, e ampliamos modernizamos os lugares, os territórios, as paisagens e as regiões, em certa velocidade cada vez mais intensa das redes legais e das redes ilegais. A região facilita a análise de uma realidade de fenômenos, econômicos, políticos, culturais e ecológicos.


Esse trabalho pedagógico tem conceitos que requer explicação de alguns princípios e orientações, tais como:

1 - a extensão, que se relaciona à escala geográfica, possibilitando distribuição dos fenômenos sócios espaciais e à escala cartográfica, um instrumento de representação e análise do espaço que perpassa todo o trabalho pedagógico;

2 - a temporalidade, que apresenta situações de intensidade e ritmo, deve ser analisada por meio da produção cultural e dos procedimentos matemáticos;

3 - a seletividade dos fenômenos recortados da realidade em função da contextualização sociocultural e de sua atratividade.

Os conteúdos procedimentais são instrumentos que deverão dotar o aluno de ferramentas de interpretação, análise e representação do espaço que os rodeia, dos territórios, das redes, das regiões. Entretanto destacam-se entre eles os relacionados com:

- a interpretação e representação do espaço;
- o tratamento da informação;
- a escala temporal, tempo geológico e tempo histórico.


As atitudes referem-se às manifestações dos valores em construção pelos alunos. Cria, também, situações educativas para o desenvolvimento de uma atitude problematizada no educando e outras dimensões do ser cidadão em formação, tais como:

• Valorização de políticas públicas democratizando o acesso à cidadania e à qualidade de vida.

• Respeito à pluralidade cultural expressa nas manifestações de vestir, falar, festejar.

• Consumo com responsabilidade dos recursos naturais não-renováveis, evitando o desperdício dos bens pessoais e coletivos;

• Postura crítica diante do modelo mundial de degradação ambiental.


Em verdade e apreço pedagógico imprime-se aos conteúdos uma vez que privilegia o exercício de uma atitude torna o educando a requerer um percurso metodológico que inclui o tratamento da informação e habilidades ligadas ao desenvolvimento tecnológico e científico.


Tendo em vista essa referência e os enunciados, propõe-se uma organização dos conteúdos em torno de EIXOS TEMÁTICOS e seus desdobramentos em TEMAS, como sinaliza o PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) possibilitando tratá-las de modo amplo e significativo, analisando as diversas relações que compõem o universo social dos grupos humanos em diferentes tempos e espaços.


Porém, os EIXOS TEMÁTICOS expressam os fenômenos sócios espaciais que se configuram no espaço e território do mapa mundi sempre havendo modificações. Comparamos então as quatro grandes galerias. Cada uma é está repleta de temas que, logo, expressa o movimento construtivo do Espaço Geográfico. Esses Temas serão transformados em conhecimentos escolares no cotidiano educativo.


Os Eixos Temáticos são os que se seguem:
• Problemas e perspectivas do urbano
• As transformações no mundo rural
• Mutações no mundo natural
• Os cenários da globalização e fragmentação


São muitas chances de organização de conteúdos em EIXOS entre as quais destacamos as que seguem.

- Flexibilidade na escolha dos Eixos Temáticos, uma vez que nenhum deles é específico para uma determinada série;

- Flexibilidade na escolha de Temas para qualquer ano de escolaridade;

- Autonomia dos professores sobre o processo de escolha dos Eixos Temáticos e Temas que serão trabalhados por ano de escolaridade, além da escolha do nível de complexidade das competências conceituais e procedimentais a serem desenvolvidas, levando em conta, para isso, os conhecimentos prévios da turma e o desenvolvimento cognitivo e afetivo-emocional dos alunos da série a que se destina;

- Recursividade da abordagem conceitual (lugar, paisagem, território, região, rede, globalização e fronteira) que circula todos os Eixos Temáticos e Temas, possibilitando, assim, a ampliação do potencial de entendimento dos conteúdos, atribuindo-lhes consistência teórica.
Tomando o critério Eixo Temático e Temas como referência, a estrutura pedagógica operacionaliza-se conforme o percurso metodológico que segue.

1 - Seleção do Eixo Temático que será trabalhado;

2 - Escolha do Tema, contando para isso com a participação efetiva da turma para que ela se perceba protagonista do processo ensino e aprendizagem;

3 - Diagnose dos saberes e fazeres da turma acerca do Tema em questão;

4 - Identificação das ideias-chave, isto é, das noções e conceitos a serem construídos, ampliados e aprofundados;

5 - Construção das competências, isto é, das qualificações humanas amplas e múltiplas que têm caráter dinâmico e mobilizam ações representadas por habilidades. São elas, entre outras: representar, investigar, comunicar, explicar.
Algumas competências são comuns a todas as disciplinas e ganham significado em Geografia, tais como: dominar diferentes linguagens, dentre elas, a cartográfica; compreender processos naturais como terremotos e seca; culturais, como as manifestações de resistência religiosa dos povos muçulmanos ou o racismo; acompanhar a evolução dos processos tecnológicos, como os avanços da biotecnologia dos transgênicos; diagnosticar problemas no espaço de vivência, elaborando intervenções e proposições solidárias para resolução de problemas; saber se informar em fontes diferentes; expressar resultados; argumentar com consistência teórica; apontar contradições; identificar incoerências conceituais e manifestar preferências. As competências² estão categorizadas como: Representação e Comunicação (RC); Investigação e Compreensão (IC) e Contextualização Sociocultural (CSC).

6 - Organização de atividades utilizando materiais curriculares e estratégias diversas geradores de situações práticas para a construção de competências.

7 - Avaliação Formativa (AF), valendo-se de atividades que envolvam situações práticas articuladas com o desenvolvimento das competências.





REFERÊNCIAS

Antunes, Celso. A sala de aula de geografia e história: Inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e competências no dia-a-dia. Campinas, SP:Papirus,2001- (coleção papiros educação).


Castrogiovani, Antônio Carlos. Ensino de geografia práticas e textualizações no cotidiano. Organizador- Porto Alegre: Midiação,2000.

Almeida, Rosângela Doin, Passine, Elza Yasuko. O espaço geográfico ensino e representação. 15°, ed.4°reimpressão- São Paulo: contexto 2010- (Repensando o ensino).


http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/minicursos/geografia_em/cap_criterios.htm Geografia Ensino Médio.


http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Parâmetros Curriculares Nacionais. Xerox, pág. 83.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Priscila Kelly Batista

por Priscila Kelly Batista

Educadora na Escola Estadual INDÍGENA Mbya Arandu Ensino Fundamental- Piraquara

Portal Educação

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