17/07/2015
O filme Como estrelas na terra, relata a história de uma criança chamada Ishaan, de 9 anos de idade, que mora com sua família na India. Seu irmão é o exemplo da sala diferente de Ishaan que apresenta dificuldades no ensino-aprendizado e repetiu a terceira série pela segunda vez. Na escola onde estuda o ensino é tradicional tendo com uma professora autoritária e arrogante perante as dificuldades de Ishaan.
Certo dia, a diretora da escola chamou a família de Ishaan relatando que o educando não acompanha as aulas e quando pede para fazer alguma leitura ele relata que as letras são dançarinas, a diretora e o pai entendem isso como um problema, caso de indisciplina, por este motivo Ishaan sai da escola para estudar em um colégio interno, a mãe fica muito abalada mais aceita, o menino fica deprimido por ficar longe de sua família.
No internato Ishaan longe de sua casa começa dar sinais de desestimulo perante o estudo, até sua paixão pela pintura é deixada de lado por um tempo. Os professores do internato são rigorosos, não aceitam erros e muitos chegavam a humilhar Ishaan, porém com a chegada de um professor substituto de artes o qual tem em sua metodologia a criatividade de expressão o dinamismo, percebe de imediato que Ishaan tinha algum problema pois não desenhava e nem se comunicava, ficava triste e distante.
Nesse sentido o novo professor, por trabalhar em uma escola para crianças com necessidades especiais, percebe algo diferente com Ishaan e pretende ajudá-lo indo até a casa de seus pais procurando entender porque o menino foi mandado para o internato, observando os desenhos e os cadernos de Ishaan, descobre que ele sofre de dislexia, pois troca letras parecidas como b e d, s e r, não decodifica, inverte letras como anda-nada, não compreendendo o significado das palavras.
O professor volta ao internato e coloca em prática seu plano em resgatar Ishaan, após o expediente o menino aprendia as letras por meio do quadro grande de giz que aos poucos foi diminuindo, areia, tinta , massinha de modelar, enfim começou com o concreto para chegar no caderno. O menino conseguiu a ler e escrever e sentiu vontade de voltar a fazer seus desenhos.
Concluindo o professor resolve escrever Ishaan em um concurso de pintura o qual toda escola iria participar, no dia do concurso todos estavam presentes dando o máximo de si, como Ishaan que tinha um talento maravilhoso por desenho e pintura estava empenhado. No momento do anúncio do ganhador foi uma expectativa muito grande pois estavam competindo muitos alunos e quem levou a premiação foi Ishaan, com muita emoção ele demonstrou a todos daquela escola que ele era capaz, superando as expectativas de todos e só o que bastava era alguém que acreditasse em seu talento e o motivasse como fez o professor de artes.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Campina Grande do Sul (2014) . Atualmente é Professora Regente da Escola Municipal Augusto Staben. Tem experiência na área de Educação.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93