12/08/2015
Joelma Aparecida Meira
12 de agosto de 2015
Ensinar as filhas e filhos é o nosso papel então pais/mães/responsáveis ensinem eles a pegar ônibus logo cedo, primeiro com vocês, depois sozinhos. Eles vão precisar disso um dia na adolescência ou na vida adulta e mesmo que você sejam “super” rico e pense que não precisarão, não há como ter certeza. Se nunca andaram, terão tendência a ficarem abobalhados, pouco espertos e mais propensos a sofrerem assaltos ou atropelamentos se vocês os amam ensinem com exemplos práticos.
Ensinem seus filhos e filhas a andar a pé, porque só se aprende a atravessar ruas andando a pé. Bicicleta só para recreação, com você carregando o malinha e sua mala rampa acima, não vai dar boa coisa. Molequinhos e molequinhas precisam saber ir e voltar. Carregarem seus casaquinhos, bonequinhas e carrinhos faz parte da missão: mãe e pai responsáveis não são cabides. Os filhos devem saber dede cedo como ir e vir e as obrigações com seus pertences.
Ensinem suas filhas e filhos desde bebês a descascar bananas, maiorzinhos devem saber comer maçã sem ser picada, devem aprender a espremer um suco no muque, usar garfo e faca, colocar a roupa suja no cesto, lavar, secar e guardar louça. Assim não serão os malas na casa da tia no dia do pijama. No mínimo. Ensinar a limpar e conservar pode ser dolorido mas garanto-lhes que dói menos que ver eles grandes sem “noção” ou obrigações.
Ensinem seus filhos e filhas adolescentes a lavar o próprio par de tênis, lavar, pendurar, recolher e dobrar roupas, cozinhar algo básico, trocar lâmpadas e resistência do chuveiro. Ensine que isso pode não ser prazeroso como tomar um sorvete ou jogar no celular, mas é importante e necessário. Nunca esqueçam que pai/mãe/responsáveis não são eternos e quando vocês não estiverem com eles se não souberem nada disso irão sofrer amargamente.
Ensinem suas filhas e filhos a plantar, colher e entenderem a diferença entre um pé de alface e um pé de couve. Você pode não acreditar, mas por falta de ensinamentos básicos muita criança se cria achando que leite é um produto que nasce em caixas ou que o frango tem o corpo por plástico. Isso não é engraçado, é um efeito colateral involutivo do nosso tempo. Tu achas que seus pais pegaram pesado em sua educação e agora você vai manerar com seu filho... Pense bem tu é o que graças aos ensinamentos que recebeu.
Cuidados são essenciais porém não tema o fogo, o fogão, a chaleira nas mãos dos pimpolhos. Se você não ensinar, eles vão fazer muita bobagem e vão se queimar. Educar é confiar nas capacidades e na inteligência deles. É mostrar perigos e ensinar a lidar com perigos. Seus ensinamentos só terão significado se eles realmente praticarem.
Eduquem seus filhos para a vida, para capacidades. Prazer não precisa ser ensinado, é um benefício, um privilégio. Ter empregada doméstica em casa não deve ser visto e sentido como alguém que vem acoplado ao lar, quase uma "coisa" um "objeto humano" de limpar e organizar sem parar. Se realmente precisar ter empregada tenha mas ensine as obrigações de seu filho, ensine o como se limpa uma casa pois o mesmo vai a própria e devera saber como a mantem e isso será graças aos seus ensinamentos.
Essas não são dicas moralistas. Educar para a solidariedade é um ato até egoísta e nada poético. Ao ensinar coisas básicas de sobrevivência aos filhos, estamos promovendo confiança e capacidade, auto-estima, senso de dever e responsabilidade. Manter certos valores, crenças é fundamental afinal muitos ensinamentos se dão de geração para geração então não se deixe perder.
Evite produzir e multiplicar pessoas que um dia serão adultos entediados, mimados que acharão eternamente que vieram ao mundo a passeio, sem a menor noção do que é resiliência, inaptos para cuidar de si mesmos e de outros, caso se multipliquem preguiçosamente. Os filhos não podem responder pelos pais que tem. Mas os pais são responsáveis pelos filhos que tem. Pense bem.
A vida pode ser bela, a vida pode não ser dura para herdeiros, mas ela cobrará sempre, de qualquer um de nós, firmeza e força de vontade. Isso não é nato, depende de adversidades e luta pela sobrevivência e nada tem a ver com capacidade de apertar um botão ou deslizar os dedões no Iphone. Mesmo estando na era “digital” tudo acontece num piscar de olhos... Os ensinamentos que nossos pais nos ensinaram ainda valem e serão pilar para nossos bisnetos pensem nisso.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Joelma Aparecida Meira Cidade: Laranjal-Pr E-mail. Joapa1979@hotmail.com Sou professora/ Pedagoga - Pós graduação Neuropsicopedagogia/Educação Especial/Educação do Campo
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93