Palavra originária do alemão enthalten (Conter). A quantidade de calor absorvida ou liberada por um sistema depende de como a variação ocorre, melhor dizendo, depende de quanto trabalho é realizado durante o processo. A quantidade de calor (q) absorvido durante um processo (reação) tem um valor fixo.
Em termos didáticos, podemos dizer que: “em um sistema químico, a energia total é chamada entalpia e é designada por H”. Variação de entalpia (ΔH) é uma quantidade usada para indicar o total de calor absorvido ou liberado durante um processo realizado à pressão constante.
ΔH = H2 - H1
H1 É a entalpia do sistema no estado inicial.
H2 É a entalpia final do sistema.
Um mol de qualquer substância tem uma energia (H) total característica.
A energia de reação ou calor de reação refere-se à energia térmica envolvida em qualquer reação. Calor de reação é uma propriedade extensiva (Dependente da quantidade de matéria na amostra) que mede a diferença de energia entre os reagentes e os produtos, desde que as substâncias finais e iniciais estejam na mesma temperatura e na mesma pressão.
Se a pressão e a temperatura forem às mesmas, o calor de reação será numericamente igual ao ΔH.
ΔH = Qp
Qp Calor absorvido ou liberado sob pressão constante.
ΔH Variação de entalpia.
Os valores de entalpia são valores relativos, isto é, não são definidos quando isolados. Numa reação química o ΔH é obtido através de comparação entre produtos e reagentes.
Ao observar a equação podemos concluir que, à pressão constante, a entalpia de um sistema será igual à quantidade de calor envolvido na reação.
Exemplo: Escreva as equações correspondentes à entalpia de formação de:
C3H8(g)
3C(graf). + 4H2(g) → C3H8(g)
C2H6O(l)
2C(graf) + 3H2(g) + ½ O2(g) → C2H6O(l)
Calorímetro
Falamos que calor é a energia em trânsito, então você deve estar se perguntando: Como medir essa energia?
Os calorímetros medem a energia em trânsito. São instrumentos destinados a determinar variações energéticas em um sistema. A seguir visualizaremos um Calorímetro.
Visualizando um Calorímetro
Toda reação de formação possui uma variação de entalpia de formação ou entalpia- padrão de formação.
A entalpia padrão é a energia liberada ou consumida quando 1 mol de substância é formado a partir dos elementos que constitui a forma mais estável da substância, no entanto, os reagentes e os produtos deverão estar nas CNTP (Condições normais de temperatura e pressão).
Toda substância simples possui entalpia nula.
Entalpia é representada por ΔH, onde o 0 superior indica estado padrão, e o índice subscrito f indica formação.
1° caso: Entalpia nula
• N2 = 0
• S (rômbico) = 0
2° caso: Entalpia diferente de Zero
• C (grafita) + O2( g) → CO2(g) + 94,1 kcal
• H2 (g) + ½ O2 (g) - 68 kcal → H2O (L)
Portanto, um mol de água líquida tem uma energia de 68 kcal a menos que a soma das entalpias de seus constituintes. A equação referente a esta reação deverá ser escrita dessa forma:
H2 (g) + ½ O2 (g) → H2O (L) + 68 kcal.
Existem tabelas com valores de entalpias de formação à temperatura de 25°C.
As reações químicas possuem nomenclatura específica. Em algumas literaturas, encontram-se entalpias classificadas de acordo com a reação de origem. As mais comuns são:
Entalpia de Formação
Entalpia de Combustão
Entalpia de Ligação
Entalpia de Neutralização
Entalpia de Dissolução
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93