Energia Mecânica: A energia mecânica é a energia relacionada com o movimento e com a posição do corpo em questão. Sendo que a energia mecânica é dividida em energia cinética e potencial.
A seguir, iremos conhecê-las.
Energia Cinética: É a energia relacionada com o movimento do corpo. Veja que esta energia depende da massa do objeto (m) e da massa de sua velocidade (v). A seguir serão citados alguns exemplos de energia cinética.
Ec= mv2
2
Alguns exemplos:
Energia cinética translacional.
Energia cinética rotacional.
Energia térmica: Está relacionada com a temperatura. A agitação das moléculas, que constitui a matéria, é denominada de agitação térmica, a esse movimento dá-se o nome de energia térmica. Assim, todo corpo terá sua energia térmica, uma vez que são compostos por partículas em constate movimento.
Energia Potencial: Está relacionada com a energia de posição em que o objeto se encontra. Por exemplo, quando um corpo está a uma altura de 1 metro, precisa de X energia e quando está a uma altura maior, precisa realizar maior trabalho para se manter em equilíbrio, assim, sua energia deverá ser X+Y.
Energia de posição é a energia potencial. A seguir iremos ver alguns exemplos. Energia de posição
Exemplo 1: Energia potencial é a energia necessária para manter um corpo em determinada posição.
Exemplo 2: A energia cinética aumenta em queda livre, em face que a velocidade aumenta. A energia potencial aumenta na subida, pois, a pessoa precisa superar a força da gravidade que o puxa para baixo (centro da Terra).
Veja as relações matemáticas que confirmam a afirmativa anterior:
Energia Cinética Energia Potencial
Ec= mv2 Ep= mgh
2
Aumentando v, (Velocidade) aumenta também a energia cinética.
Aumentando h,( Altura) aumenta a energia potencial.
Note que energia cinética não depende da altura, assim como a energia potencial não depende da velocidade.
A energia potencial pode ser:
Energia potencial gravitacional
Exemplo: A energia potencial vem da interação gravitacional da terra com um corpo. Imaginemos um corpo em queda livre, ou seja, um corpo lançado de certa altura, sua aceleração será a aceleração da gravidade g.
Ep= mgh
Energia potencial elástica: A energia potencial elástica é a energia armazenada em uma mola esticada, podendo ser transformada em movimento.
Epel= kx2
2
K Constante da mola, cada mola tem a sua.
X Deslocamento da mola até o ponto de equilíbrio.
Epel Energia-potencial-elástica.
No Sistema Internacional, a energia interna é medida em joules e a temperatura, em Kelvin.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93