Características da ligação metálica

Imagine a vida humana sem os metais, ou melhor, as ligas metálicas.
Imagine a vida humana sem os metais, ou melhor, as ligas metálicas.

Educação e Pedagogia

16/09/2015

Imagine a vida humana sem os metais, ou melhor, as ligas metálicas. Mas afinal, será que os metais são encontrados na natureza ou será que é preciso trabalhar para obter esses essenciais materiais? Como será o mundo atômico dos metais?

Nos metais, os elétrons são fracamente atraídos pelo núcleo, isto é, possuem baixos valores de potencial de ionização, assim, têm alta tendência de perder elétrons.

Até agora todos os tipos de ligação obedeciam à regra do octeto, porém eis que surge esta exceção. Em ligações metálicas, os átomos participantes não obedecem a essa regra, pois os metais são poliatômicos.

Mas, como assim, poliatômicos? Dizer que são poliatômicos significa que em um pedaço de metal há um número grande de cátions imersos na nuvem eletrônica. Na verdade, deveríamos representar os metais na forma X(n) e Y(n), onde n é um número qualquer e X e Y são os átomos pertencentes à ligação.

Propriedades dos Metais

*Brilho característico;

*Alta condutividade elétrica e térmica;

*Maleabilidade;

*Ductibilidade;

*Alto ponto de fusão e ebulição.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93