25/09/2015
O artigo de Reis (2000) apresenta os modelos de tutoria no ensino a distância mostrando uma classificação de tutorias em: semipresencial, bimodal e virtual, conforme sinteticamente serão descritas abaixo.
Interessante ressaltar, não abordado pela autora, os tipos de alunos que cada classificação de tutoria se enquadram. Nota-se os seguintes perfis de alunos:
Semipresencial: o aluno mais adequado para este modelo é aquele que possui maior autonomia dentre todos os perfis nos estudos, pois ele sabe gerenciar o tempo para a entrega das tarefas e atividades cobradas pelo EaD e também é consciente de sua “forma” de aprender e suas dificuldades, frequentando os encontros presenciais quando necessário, pois nem a tutoria virtual, nem a presencial é obrigatória.
Bimodal: é uma mescla de tutoria, a virtual é frequente e a presencial é semestral. Como é obrigatória, demonstra que o aluno ainda precisa ser orientado em todo o processo de aprendizagem, esse apoio é fundamental para estimulá-los e não desistirem durante o curso.
Virtual: modelo destinado principalmente para aqueles que não necessitam da sensorialidade para a aprendizagem. Alguns até preferem este tipo de tutoria, porque são tímidos pessoalmente e normalmente não participariam nas aulas presenciais. A geração Z é um público iminente para esta modalidade, pois são nativos digitais, os computadores, celulares e internet já estavam em uso desde o nascimento deles.
Outra forma de aprendizagem, abordado por Mattar (2012), na internet é por meio de MOOC (Massive Open Online Course) que são cursos online abertos, gratuitos, sem pré-requisitos para cursar, sem certificado de participação). A web 2.0 é essencial para o funcionamento, porque os conteúdos disponíveis, os debates são feitos com a própria colaboração de seus participantes. Não há tutor, professor, aluno, todos são responsáveis e autores do curso. Diferentemente da educação tradicional, os alunos servem-se do cardápio disponível e aprendem o que quiserem, no momento e tempo desejado. Sem cobrança e sem ordem.
Esse modelo de MOOC é válido, principalmente pela gratuidade e oportunidade de participação de todos no processo de aprendizagem, é o modelo mais democrático possível, inclusive é parecido com a Wikipedia (enciclopédia online, livre e gratuita). A não linearidade é um ponto positivo, porque dificilmente o seguimento rígido da grade curricular agrada o aluno, mas também é prejudicial, porque alguns conteúdos são imprescindíveis ou auxiliam no conhecimento de outro. Essa “desordem” pode tanto motivar ou aluno quanto desmotivá-lo.
Entretanto o material disponível pode não ser muito confiável, porque qualquer um pode contribuir com informações equivocadas ou erradas, prejudicando o ensino. Neste sentido também pode ser fértil, porque num determinado cenário, aquela informação se aplica ou não. É raro existir consenso em melhores teorias ou melhores práticas.
Todas as formas de tutorias são válidas e interessantes, até mesmo no MOOC que não há tutoria, porque como seres humanos somos uns diferentes dos outros, portanto não há modelo ideal ou perfeito. Existe o mais adequado para cada tipo de aluno e qual o objetivo com o aprendizado. Os três primeiros, semipresencial, bimodal e virtual, são mais rigorosos e com certeza podem formar bons profissionais, o MOOC já é muito amplo, sua aprendizagem e difusa e desordenada, portanto, fica mais difícil aferir o conhecimento dos seus participantes.
REFERÊNCIAS
MATTAR, J. MOOC, 24 mar. 2012. Disponível em: <http://joaomattar.com/blog/2012/03/24/mooc/>. Acesso em: 30 ago. 2015.
REIS, H. Modelos de tutoria no ensino a distância. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/reis-hiliana-modelos-tutoria-no-ensino-distancia.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2015.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Graduado em Informática para a Gestão de Negócios pela FATEC e com pós-graduação em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cidade de São Paulo. Cursando especialização em "Tecnologias em EAD" e "Planejamento, Implementação e Gestão de EAD". Atualmente é analista de suporte técnico e professor de algoritmos, programação e banco de dados.
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