01/10/2015
Pretendo fazer um breve relato do livro de Perrenoud, P intitulado “As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação”, onde ele apresenta um capitulo sobre as situações problema que são utilizadas nos cadernos do aluno da rede publica de ensino do estado de São Paulo. O capitulo inicia discorrendo que o ser humano esta diante de diversas situações problemas no seu dia a dia de modo que ele sempre esta mobilizando recursos, alterando hábitos e atualizando esquemas para resolver situações rotineiras. Mas em si a situação problema precisa ter uma característica básica: ser desafiadora. Deste modo o autor define situação problema como uma situação didática onde o sujeito tem uma tarefa que ele somente pode realizar se mobilizar conteúdos e efetuar a aprendizagem.Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Especialista em Biologia Celular e Molecular. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário Internacional. Licenciatura em Ciências Biológicas. Licenciatura em Ciências Naturais pela USP. Licenciatura em Pedagogia.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93