O que esperar da profissão da educador

Educação e Pedagogia

30/11/2015

O que esperar da profissão de educador

 

Em tempos atuais podemos dizer que a profissão de educador é um desafio diário, não somente pelas incontáveis dificuldades que a educação está enfrentando ao longo dos tempos, mas, sobretudo, pelas diversas ferramentas e tecnologias que temos a disposição para o trabalho diário.

            Nos bancos acadêmicos aprendemos uma série de teorias de como conduzir a mediação de ensino aprendizagem com ênfase na condução de formar um indivíduo autônomo, crítico, reflexivo, capaz de questionar e formar suas próprias opiniões. No entanto, na prática nos deparamos com diversas barreiras para colocar em ação, toda a nossa teoria apreendida na academia.

            Muitos de nós pensamos em desistir, outros pensam ser impossível praticar a docência num país em que a profissão é a primeira a ser desvalorizada pela sociedade, outros ainda, tentam a profissão por puro amor.

            É certo que uma dose de amor transforma tudo, porém há de convir que apenas amor não basta, é preciso investir na profissão, na formação continuada, é preciso nos auto avaliar antes mesmo de avaliar nossos alunos, é preciso sermos capazes de avaliar nossos métodos pedagógicos e nossas propostas pedagógicas para torná-las aplicáveis e condizentes com a realidade escolar “in loco” .

            É necessário apresentar aos discentes, conteúdos que façam sentido para sua percepção real, chamá-los à atenção para a importância da criticidade, da reflexão em torno de tudo aquilo que chegam aos nossos olhos e ouvidos, tendo por base aquela premissa de que informação sem conhecimento não gera conteúdo, é apenas informação vazia e sem intenção de acrescentar valores e saberes.

            Ante essa mínima explanação é assustador imaginar quão difícil é a tarefa de mediar saberes e conhecimentos, mas ao mesmo tempo, quão essencial é a docência, e mesmo que em uma sala de aula repleta de alunos nós conseguirmos alertar alguns, ou um que seja, nossa missão estará cumprida na sua integralidade.

            Ser professor é mais do que alfabetizar, proferir discursos, corrigir provas, avaliar alunos, chamar-lhes a atenção, ser professor é amar o ser humano e desejar que ele cresça na sua totalidade, física, psíquica, emocional, cognitiva, intelectual, ser professor é fazer do outro capaz de caminhar com seus próprios recursos intelectuais.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Ivana Aparecida Virgilio Almeida

por Ivana Aparecida Virgilio Almeida

Ivana Aparecida Virgilio Almeida 37 anos Casada São Paulo/SP Formação: Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes (2003) Graduada em Pedagogia pela UNISEB Interativo Histórico acadêmico/profissional: Assistência Judiciária "22 de Agosto" - PUC/SP (estágio); Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (estágio); Curso de Libras - Língua brasileira de sinais; Curso de Extensão Leitura e Interpret.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93