01/12/2015
O QUE É CURRÍCULO?
CURRICULO É UMA SELEÇAÕ DA CULTURA PELA HUMANIDADE, A PARTIR DE UMA INTENCIONALIDADE QUANTO AO TIPO DE EDUCAÇÃO PROPOSTO.
TIPOS DE CURRÍCULO?
DIMENSÃO PRESCRITIVA FORMAL, PROPOSTAS CURRICULARES FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS, ENTRE OUTROS.
DIMENSÃO REAL, CURRICULO MATERIALIZADO POR MEIO DAS PRATICAS EM SALA DE AULA (ALUNOS E PROFESSORES).
DIMENSÃO OCULTA RELAÇÕES ENTRE EDUCADORES E EDUCANDOS EM MOMENTOS FORMAIS/ INFORMAIS, IDÉIAS E VALORES, EXPERIENCIA CULTURAL.
O QUE É CURRÍCULO ESCOLAR?
É UM CONJUNTO DE DISCIPLINAS, DE CONTEÚDOS, É A GRADE CURRICULAR E A RELAÇÃO DE OBJETIVOS OU ATIVIDADES DE ENSINO APRENDIZAGEM.
TEORIAS DO CURRICULO?
É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA, ONDE O AUTOR RESSALTA QUE OS CONHECIMENTOS NÃO SÃO ESCOLHIDOS POR ACASO TEM UM POR QUE E PRINCIPALMENTE PARA QUE.
CURRICULO COMO FATO?
É A TRANSMISSÃO CULTURAL E SOCIALIZAÇÃO DE VALORES E HABILIDADES, HÁ ABSTRAÇÃO DE CONHECIMENTO ACUMULADOR/PRESCRITO( EXTERNO AO ALUNO)SENDO O PROFESSOR O TRANSMISSSOR,E TAMBÉM A VALORIZAÇÃO DA DISCIPLINA COMO FORMA ADEQUADA DE ORGANIZAÇÃO.
CURRICULO COMO PRATICA?
EDUCAÇÃO E INTERAÇÃO HUMANA COMO ATIVIDADE PRÁTICA, CONSIDERAR O CONHECIMENTO COMO UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL, ENTENDER O CURRICULO COMO UMA SELEÇÃO ARBITRÁRIA FEITA PELOS QUE DETÊM O PODER , ENFANTIZAR AS RESPONSABILIDADES ALUNO/PROFESSOR, PARA QUE TRABALHEM JUNTOS, E POSSIVELMENTE TROCAS DE CONHECIMENTOS.
CURRICULO COMO CRITICA?ENVOLVIMENTO AMPOLO DA SOCIEDADE /E A EMANCIPAÇÃO DO HOMEN, ARTICULAR OS CENÁRIOS EDUCACIONAIS, CRIAR NOVOS CONTEÚDOS PARA UMA REPRESENTAÇÃO CULTURAL, ANALISAR AS CRITICAS DO CONHECIMENTO, CONHECIMENTO E CONSTRUÇÃO DOS HOMENSPARA UMA NOVA OREDEM SOCIAL.
CONCEPÇÕES DO CURRICULO?
RELETIR SOBRE COMO PODE SER DESENVOLVIDO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA.
EM QUE AS TEORIAS DO CURRICULO ESTÃO ENVOLVIDAS?
ESTÃO ENVOLVIDAS EM DESENVOLVER CRITERIOS DE SELEÇÃO QUE JUSTIFIQUEMA RESPOSTA QUE DARA AQUELA QUESTÃO.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS TEORIAS DO CURRICULO?
TEORIA TRADICIONAL, TEORIA CRITICA, E TEORIA PÓS CRITICA.
O QUE DESTINGUE AS TEORIAS CRITICAS E POS CRITICAS DO CURRICULO?AMBAS ARGUMENTAM QUE NENHUMA TEORIA É NEUTRA, CIENTIFICA OU DESINTERESSADA, MAS QUE ESTA ENEVITAVELMENTE IMPLICADA EM RELAÇÕES DE PODER.
COMO SE DEFINE A TEORIA CRITICA?IDEOLOGIA, REPRODUÇÃO CULTURAL E SOCIAL, PODER, CLASSE SOCIAL, CAPITALISMO, RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO EMANCIPAÇÃO E LIBERTAÇÃO, CURRÍCULO OCULTO E RESISTENCIA.
COMO SE DEFINE A TEORIA PÓS CRITICA? IDENTIDADE, ALTERIDADE, DIFERENÇA,SUBJETIVIDADE, SIGNIFICAÇÃO, E DISCURSO, SABER-PODER, REPRESENTAÇÃO, CULTURA, GENERO, RAÇA, ETNIA, SEXUALIDADE E MULTICULTURALISMO.
COMO SE DEFINE As TEORIAS TRADICIONAIS?
ENSINO, APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO,METODOLOGIA, DIDÁTICA, ORGANIZAÇÃO PLANEJAMENTO, EFICIENCIAE OBJETIVOS.
COMO É INTERPRETADO O CURRICULO?
É INTERPRETADO EM sentido amplo e restrito. em sentido amplo o “currículo escolar abrange todas as experiências escolares.” tais como: “é a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola “são todas as experiências dos alunos, que são aceitas pela escola como responsabilidade própria são todas as atividades através das quais o aluno aprende” e, em sentido restrito “o currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Educadora na Escola Estadual INDÍGENA Mbya Arandu Ensino Fundamental- Piraquara
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