01/12/2015
Método Sintético
-Método rápido e antigo de alfabetização; uma correspondência entre o som e grafia, oral e escrita.
-Aprendizagem ocorre por meio de letra por letra e sílaba por sílaba e palavra por palavra.
-O indivíduo é capaz de perceber os símbolos gráficos de uma forma geral.
-Dificuldades de compreender e criar textos, a leitura dura pouco.
-Método sintético se divide em três tipos:
Alfabético ou soletrativo
Método fônico;
Método silábico.
Método alfabético, é muito mais utilizado tendo como princípio que a leitura parta da decoração oral das letras do alfabeto. A principal crítica a este método está relacionada a repetição de exercícios.
Método fônico, consiste no aprendizado através de associação entre fonemas e grafemas, ou seja, sons e letras basearem-se no ensino do códico alfabético, tem como crítica o método da soletração.
Método silábico a aprendizagem é feita atravéz de uma leitura mecânica do texto, decifração das palavras. Nesse método as cartilhas são utilizadas para orientar os alunos e são usados fonemas e seus grafemas.
Método Analítico
-Método que analisa o todo (palavra).
-Inicia-se com palavras frases ou contos.
-Faz com que as crianças compreendam o sentido de um texto.
-Não ensina a leitura através da silabação, estimulando a leitura e deixando o aluno a vontade.
-Habilidades dos alunos devem ser consideradas.
-Priorizar as habilidades de ouvir, falar e escrever.
-Método analítico se divide em três:
Palavração
sentenciação
contos e historietas
-Palavração a palavra é apresentada ao aluno acompanhado da imagem, porém é dirigida aos detalhes da palavra como sílabas. Apalavra é composta e decomposta.
-Sentenciação vizualiza e memoriza as palavras para formar novas palavras.
-Contos e historietas, é um método de sentenciação, método como ideia fundamental, fazendo com que a criança entenda que ler é descobrir o que esta escrita. E também decompor pequenas histórias em partes cada vez menores.
Método Tradicional
-É centrado no professor e tem a função de vigiar o aluno.
-Aula mecanizada aluno só aprende por meio de conhecimento do professor, ou seja, aula apenas dentro da sala de aula, em que o professor ensina a matéria, passa exercícios e depois corrige.
-O aluno só aprende através da repetição de exercícios de memorização.
-Seu ensino é dividido por partes, 1°ele aprende as vogais, 2°as sílabas, 3°as palavras e frases, e 4° constrói textos.
-Importante é a montagem silábica e não os conteúdos.
-A cartilha é o único material de trabalho, os textos de leitura são curtos com frases simples desvinculadas da linguagemoral e buscam o uso das sílabas já estudadas.
Método construtivista
Mais indicado, elogiado e usado na alfabetização, trabalha o conhecimento que a criança traz para a escola, fazendo a união da língua falada, da escrita em um único método, podendo ser aplicado a qualquer aluno.
-Deixa claro que para ler tem que ler, e para escrever tem que escrever, ou seja, para aprender é preciso praticar.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira os cursos de Alfabetização e Alfabetização, teorias e processo de aprendizagem, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Educadora na Escola Estadual INDÍGENA Mbya Arandu Ensino Fundamental- Piraquara
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93