APRENDIZAGEM COM DISPOSITIVOS MÓVEIS: FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO

Educação e Pedagogia

09/12/2015

1. INTRODUÇÃO

Estamos vivendo na era da mobilidade (BATISTA et al., 2010). As relações entre educação, sociedade e tecnologia estão cada vez mais dinâmicas, configurando um novo paradigma. Além disso, com o aumento do acesso a informação, em qualquer tempo e lugar, o papel da educação vem sendo desafiado (TRAXLER, 2009).

Assim surgiu o chamado mobile learning (aprendizagem móvel), que é uma metodologia educacional na qual se utilizam dispositivos móveis conectados à internet sem fio para o processo de ensino e aprendizagem. Esta metodologia tem como característica fundamental a mobilidade, tanto dos estudantes e professores, quanto física e temporal (SACCOL et al., 2011; KURTZ et al., 2015).

Portanto, considera-se que, diante das possíveis contribuições para a aprendizagem e, por consequência delas, o uso das tecnologias digitais pode inclusive contribuir para o desenvolvimento dos estudantes.

Deste modo, e considerando a relevância e emergência do tema, pensa-se contribuir com a qualificação do processo de ensino e aprendizagem apresentando um levantamento de ferramentas das tecnologias digitais que podem ser utilizadas através de dispositivos móveis para o ensino e a aprendizagem, tornando-se assim, ferramentas pedagógicas.

 

2. APRENDIZAGEM MÓVEL

Na sociedade digital em que vivemos e, com a crescente portabilidade e a redução de custos de produtos e serviços, os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes na vida das pessoas (BATISTA e BARCELOS, 2013). Em consequência disso, Cordenozi et al. (2013) colocam que,  nas últimas décadas tem-se vivenciado o surgimento de uma sociedade móvel, conectada, com uma variedade de fontes de informação, tecnologias e modos de comunicação disponíveis.

Essa nova configuração da sociedade tem profundas implicações e tem modificado as relações na sociedade, na educação e a tecnologia, tornando-as cada vez mais dinâmicas (BATISTA et al., 2010). As alterações dessas relações estão sendo observadas pelos pesquisadores na área da educação em nível mundial. Nesse sentido, Pachler et al. (2010) e Higuchi (2011) ressaltam que muitas pesquisas surgiram no contexto educacional relacionando sociedade, educação e tecnologia.

A partir dessas pesquisas surgem novas metodologias de ensino e aprendizagem baseadas no uso das tecnologias digitais. Um dos campos de pesquisa no âmbito da tecnologia educacional é o mobile learning (BATISTA e BARCELOS, 2013).

Aliado a isso, Kurtz et al. (2015) defendem que, o fato de os estudantes carregarem os dispositivos móveis sempre consigo, potencializa as oportunidades de seu uso e aumenta as chances de aprendizado. Assim, o mobile learning enquadra-se em uma área que envolve diversos aspectos, além dos tecnológicos, tendo em vista o objetivo final que é a aprendizagem (BATISTA et al., 2010).

Assim, o mobile learning se consolida como um campo de pesquisa em ensino e aprendizagem resultante deste novo paradigma. Para Martin e Ertzberger (2013), os dispositivos móveis estão sendo cada vez mais utilizados para o aprendizado em sala de aula, e destacam ainda que há um amplo campo de pesquisa relacionando o uso dos dispositivos móveis e o contexto de fora da sala de aula.

 

3. FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS

Diversas tecnologias já foram utilizadas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. No século XVIII, por exemplo, o quadro negro e o giz poderiam ser considerados ferramentas altamente tecnológicas que foram fundamentais ao proporcionar o expressivo aumento no número de alunos por professor. Nos anos 90 com a popularização dos computadores, as tecnologias digitais modificaram profundamente as escolas, desde os setores administrativos até os pedagógicos.

Atualmente observamos o surgimento e o desenvolvimento de tecnologias móveis, baseadas em dispositivos móveis como smartphones e tabletes. Estes dispositivos estão movimentando as pesquisas na área da educação em função do seu potencial de utilização no processo de ensino e aprendizagem.

Assim, as ferramentas que são apresentadas são adaptadas para serem utilizadas em dispositivos móveis com fins educativos, tornando-se assim, ferramentas pedagógicas.

 

3.1 INFOGRÁFICOS

Um infográfico é caracterizado por ilustrações explicativas sobre um tema ou assunto. Infográfico é a junção das palavras info (informação) e gráfico (desenho, imagem, representação visual), ou seja, um infográfico é um desenho ou imagem que, com o auxilio de um texto, explica ou informa sobre um assunto que não seria muito bem compreendido somente com um texto. Uma excelente ferramenta online para a elaboração de infográficos com versão gratuita é Pick to chart (disponível em: http://piktochart.com/). Com este aplicativo o professor pode criar diferentes tipos de infográficos e apresentar o conhecimento de diferentes formas, mais atrativas aos alunos.

 

3.2 APRESENTAÇÕES

Apresentações digitais são ferramentas tradicionalmente utilizadas por professor em diferentes níveis de ensino. O que se propõe com o Prezi (disponível em: https://prezi.com) e com o Emaze (disponível em: https://www.emaze.com/) é a criação de apresentações diferentes das tradicionalmente estáticas. Estas ferramentas são úteis na elaboração de apresentações não-lineares a partir de templates que podem ser utilizados off-line ou compartilhados em redes sociais ou blogs.

 

3.3 ATIVIDADES MULTIMÍDIA

Atividades multimídia podem ser elaboradas através de aplicativos que propõe que os alunos trabalham com um número determinado de questões – geralmente uma por vez - e recebem as correções de forma instantânea. Exemplos dessa ferramenta são o ProProfs (disponível em: http://www.proprofs.com/) é uma ferramenta com versão gratuita para construir, testar e aplicar o conhecimento e o EducaPlay (disponível em: http://www.educaplay.com/ ) também é uma plataforma para a criação de atividades educacionais multimídia. Dentre as atividades possíveis de serem construídas pelo professor através destes aplicativos estão os mapas interativos, complete as lacunas, associe as colunas e múltipla escolha.

 

3.4 REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDOS

Repositórios são versões computadorizados de materiais de referência ou pesquisa que os alunos já estão acostumados a utilizar (por exemplo, enciclopédias, dicionários e atlas). A principal vantagem está na agilidade com que as informações podem ser buscadas e encontradas, além da possibilidade de visualização das informações por meio de recursos hipermídia. Dentre as ferramentas para criar repositórios de conteúdos destaca-se o Wix.com (disponível em: http://pt.wix.com/). A Wix.com (disponível em: http://pt.wix.com/). Através do serviço é possível montar um site a partir de centenas de modelos prontos (templates) e ferramentas do tipo arrastar-e-soltar.

 

3.5 PORTIFÓLIOS DIGITIAS

Portfolios e diários digitais podem ser criados utilizando recursos da internet ou com simplesmente pacotes utilitários. Exemplos de pacotes utilitários que podem ser ferramentas para a construção de portfólios são editores de texto, planilhas de cálculo, banco de dados, desenhos dentre outros. Estes recursos podem ser utilizados para o acompanhamento e compartilhamento de informações e experiências. Neste caso, os alunos aprendem não só o conteúdo, mas também podem aprender a trabalhar colaborativamente, na criação, organização e sistematização de informações. Pode-se, por exemplo, utilizar mapas conceituais e mapas mentais para a elaboração de portifólios. Um aplicativo auxilia na elaboração dos mapas conceituais é o Cmaptools (disponível em: http://cmap.ihmc.us/). Ele permite criar e compartilhar mapas-conceituais através de ferramentas simples de arrastar-e-soltar. Além deste, um aplicativo específico para tablets e smartphones e o SimpleMind (disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.modelmakertools.simplemindfree&hl=pt_BR), com ele é possível criar mapas mentais em poucos toques na tela. Simples e prático é ideal para ser utilizado em anos iniciais. 

 

4. CONSIDERÇÕES FINAIS

O processo de ensino e aprendizagem está se modificando, adaptando-se a nova configuração da sociedade que está dominada pelas tecnologias digitais móveis. Porém, no contexto educacional ainda é um desafio incluir as tecnologias e utilizar-se das possibilidades que elas apresentam.

Assim, este trabalhou buscou apresentar ferramentas das tecnologias digitais que podem se tornar ferramentas pedagógicas e que podem ser utilizadas pelos professores e alunos das mais diferentes formas. As possibilidades são muitas, tanto em relação às ferramentas quanto em relação à criação de propostas para efetivamente utilizá-las.

 

REFERÊNCIAS

 

BATISTA, Silvia Cristina Freitas; BARCELOS, Gilmara Teixeira. Análise do uso do celular no contexto educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-10, 2013.

 

BATISTA, Silvia Cristina Freitas; BEHAR, Patricia Alejandra; PASSERINO, Liliana Maria. Contribuições da teoria da atividade para m-learning.  Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 1-10, 2010.

 

CORDENONZI, Walkiria; MULLER, Thaísa Jacintho; AMARAL, Hoff do; PIOVESAN, Sandra Dutra; REATEGUI, Eliseo Berni; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; LIMA, José Valdeni de. Mobile Q Construção de uma Comunidade de Prática sobre Mobile Learning. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-10, 2013.

 

HIGUCHI, Adrina Silva. Tecnologias móveis na educação: um estudo de caso em uma escola da rede pública do estado de São Paulo. 2011. 118p. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da cultura). Universidade Plesbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.

 

KURTZ, Renata; MACEDO-SOARES, T. Diana de; FERREIRA, Jorge Brantes; FREITAS, Angilberto Sabino de; SILVA, Jorge Ferreira da. Fatores de impacto na atitude e na intenção do uso do m-learning: um teste empírico. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 27-56, 2015.

 

MARTIN, Florence; ERTZBERGER, Jeffrey. Here and now mobile learning: An experimental study on the use of mobile technology. Computers & Education, Glasgow, v. 1, n.38, p.76-85, 2013.

 

PACHLER, Norbert; BACHMAIR, Ben; COOK, John. Mobile Learning: Structures, Agency, Practices. New York: Springer, 2010.

 

SACCOL, Amarolinda Zanela; SCHLEMMER, Eliane; BARBOSA, Jorge. M-learning e U-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Education, 2011.

 

TRAXLER, John. Current State of Mobile Learning. In: ALLY, Mohamed. Mobile learning: transforming the delivery of education and training. Canada: AU Press, 2009.

 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Roberta Dall Agnese da Costa

por Roberta Dall Agnese da Costa

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul e Universidade de Coimbra - Portugal (programa de mobilidade acadêmica 2006 - 2009) e graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2006 - 2010). Especialização em Educação Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (2010 - 2011), Especialização em Metodologias do Ensi

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