Educação e liderança colaborativa

Educação e Liderança colaborativa
Educação e Liderança colaborativa

Educação e Pedagogia

21/12/2015

As novas tecnologias influenciam todos os campos da sociedade a todo momento. Com a velocidade das informações e a dinâmica de mudanças que vivemos, a comunicação evoluiu de um conceito mais passivo e receptivo para um novo conceito, mais colaborativo e participativo. Nessa nova visão, um sujeito interage com outros sujeitos e não mais, apenas, com objetos. O sujeito que interage não é um mero receptor de informações, mas um produtor de conteúdo e colaborador. No âmbito dessa nova visão temos hoje a chamada educação colaborativa.

A educação colaborativa se utiliza dos novos meios tecnológicos de comunicação para aprimorar seus métodos de ensino. Na prática, o trabalho em sala de aula, seja presencial ou online, torna-se mais participativo, os alunos colaboram mais e compartilham mais conteúdo, utilizando as possibilidades que as novas tecnologias e redes sociais trazem.

Para lidar com essa nova forma de educar e com a influência e inserção da tecnologia nos meios de ensino, o perfil do educador precisa mudar. Existe hoje, a necessidade de um profissional que seja, além de educador, também um líder. Atuar como líder implica agir com mais criatividade, com mais inovação, com uma capacidade de se articular com pessoas, saberes e tecnologias, proporcionar situações em que o aluno possa pensar em conjunto com outros alunos, desenvolver e aplicar conhecimento.

Na prática, o conceito de liderança colaborativa se traduz em ação, por poder ser exercida, também, no atual momento, através de diversas ferramentas tecnológicas que possibilitam a interação entre as pessoas, compartilhamento e criação. Aplicativos, que permitem publicação, compartilhamento e comentários, redes sociais, que permitem também a interação com muito mais pessoas em tempo real e empresas de todo o mundo são bons exemplos de ferramentas que auxiliam o educador a atuar como um líder colaborador. Em sala de aula podem ser mesclados o trabalho em grupos presenciais e o trabalho em grupos virtuais, através de comunidades criadas em diversas redes sociais.

O educador, que também exerce a liderança colaborativa, facilita o aprendizado e oferece muito mais possibilidades aos seus alunos. Educação e liderança podem (e devem) caminhar juntas, para que tenhamos alunos e profissionais com suas competências amplamente desenvolvidas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Renata da Costa Geromel

por Renata da Costa Geromel

Psicóloga com MBA em Gestão de Recursos Humanos e Pós-graduação em Educação e Tecnologia. Mais de 15 anos de experiência em psicologia organizacional, especialmente nas áreas de Recrutamento e Seleção, Educação Corporativa e Avaliação de desempenho por competências, no Banco do Brasil.

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