A estimulação no berçário é fundamental para a aprendizagem
A estimulação no berçário que corresponde à primeira etapa da Educaç
Educação e Pedagogia
04/01/2016
O berçário é a etapa importante para todas as crianças, e nessa época que a nossa curiosidade funciona a mil por hora, lembrando que o cérebro é o órgão mais importante para aprendizagem e também o mais bem evoluído do ser humano. Seu peso quando adulto é de 1,3 até 1,6 Kg, e nele que acontece todas as sinapses e por ele que passa todas as etapas da aprendizagem.
Durante os primeiros quatro meses de vida, o bebê deve sim receber estímulos, como se a consciência cognitiva tivesse aprendendo com o inconsciente, nesses meses em que os processos cerebrais estão se formando, o bebê precisa do maior número possível de estímulos, também deve passar por diversas experiências, contribuindo para novas aprendizagens.
Na primeira infância (zero a três anos) ainda os neurônios não estão ligados em rede, porém possuem esta habilidade. Conforme os estímulos que a criança recebe, começa acontecer á formação da primeira rede neural.
Esses estímulos devem acontecer no desenvolvimento motor conhecido como craniocaudal (ocorre de cima para baixo) exemplo: firmamento da cabeça, firmamento da cintura e o engatinhar, porém sempre ficar atentos e tomar os devidos cuidados para não machucar o bebê.
Desenvolvimento da linguagem acontece primeiramente com o choro da criança, depois desse momento encontramos algumas fases como os primeiros sons que geralmente é uma vogal conhecida como AAAA, nos meses seguintes o bebê já consegue falar (imitar) algumas sílabas e assim inicia a sua rede neural para a aprendizagem da fala. Estímulos fundamentais para essa etapa: músicas, conversas e a própria contação de história, lembrando que a curiosidade ingênua é fundamental para a aprendizagem.
A curiosidade é vital ao ser humano, pois somos curiosos por natureza. O bebê deseja explicar ambiente, um comportamento inato, pois tem necessidades cognitivas.
Não existe nada pior para criança do que o tédio, a ausência de estímulo gera inquietude, isso quer dizer que a criança necessita de novas experiências.
Esse tédio tortura as crianças, e não apenas as maiores que são capazes de falar, mas também os bebês. A curiosidade ingênua é vital assim como a liberdade de pesquisar, descobrir novas sensações e sentimentos para aprendizagem.
O bebê descobre os movimentos e a mobilidade dos dedos, da mão, dos braços e das pernas, ele sente o toque, o frio e o calor. Essas novas experiências despertam interesse, ele estará feliz e a sua curiosidade aumentará cada vez mais.
As crianças muito aprendem depressa e acostuma-se às brincadeiras já conhecidas, rapidamente perdendo o interesse inicial. Não devemos somente dar à criança um brinquedo que logo conheça a cor e forma, devemos mostrar-lhe novas possibilidade de entretenimento com ele, despertando a criatividade. Além disso, a curiosidade dever ser estimulada sempre, pois ela gera aprendizagem, diferente que muitas pessoas pensam quando somos bebê aprendemos com muita facilidade, pois estamos iniciando as nossas redes neurais, inclusive o gosto da leitura deve ser estimulada ainda quando bebê.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Saliza Costa Pedroso
Saliza Costa Pedroso
http://lattes.cnpq.br/5687045984762955
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93