Para Haddad, adesão ao novo Enem é muito bom

Apenas sete universidades federais não aderiram a nova avaliação
Apenas sete universidades federais não aderiram a nova avaliação

Educação e Pedagogia

13/05/2009

O ministro da Educação Fernando Haddad, mostrou-se satisfeito com a adesão das universidades federais ao novo Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já para o vestibular 2010.


Para Haddad, “resultado é muito bom. Para o primeiro ano, essa é uma adesão surpreendente" sobre as 26 instituições federais de ensino superior já adeptas à nova avaliação do MEC. Sete universidades descartaram o uso da nota do Enem e 22 ainda precisam decidir.


As universidades federais que só forem usar o novo Enem na primeira fase, como percentual da nota do vestibulando ou para as vagas remanescentes podem declarar o interesse até o fim de maio.


Segundo o MEC, a prova do novo Enem será realizada em dois dias, com 200 testes de múltipla escolha, onde serão avaliadas as áreas de linguagens; códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.


Ao realizar a inscrição, o vestibulando terá o direito de escolher cinco cursos e instituições e, de acordo com a nota, simular a posição no curso pretendido, em comparação com as notas dos demais concorrentes.


“O novo formato para ingresso na universidade dá fim há um sistema tradicional de processo seletivo, acredito assim como o ministro da educação que o novo Enem combinará virtudes do vestibular criando um novo conceito de processo seletivo. Sendo assim, a proposta do MEC de modificação do vestibular, mostra com as adesões realizadas até agora, a necessidade de uma reestruturação e aperfeiçoamento deste processo”, declara satisfeito o professor e tutor do Portal Educação Enderson Lara.


A proposta prevê a realização do novo Enem em três e quatro outubro e a divulgação das provas em quatro de dezembro. A divulgação do resultado final, com a correção das redações, foi sugerida para oito de janeiro do próximo ano.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93