Diagnóstico precoce dos Transtornos de Aprendizagem é favorável para o processo de reabilitação

Os transtornos de aprendizagem estão presentes em milhares de crianças
Os transtornos de aprendizagem estão presentes em milhares de crianças

Educação e Pedagogia

28/10/2009

A identificação precoce dos Transtornos de Aprendizagem tem se tornado maior, principalmente pelos professores, fonoaudiólogos, família, psicólogos e pedagogos. A incessante busca por novas avaliações e metodologias de reabilitação constitui um grande avanço no diagnóstico precoce e no manejo de indivíduos com risco de apresentar alterações de leitura e escrita.

“Os transtornos de aprendizagem estão presentes em milhares de crianças, os pais devem ficar atentos aos sinais e reclamações escolares, quanto mais precocemente o problema for detectado, melhores os benefícios.” Explica a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação Carolina Cysne.

De acordo com especialistas, quando uma criança é identificada em situação de risco para transtornos de aprendizagem, na idade de 5 a 6 anos, o prognóstico é mais favorável e o processo de reabilitação mais rápido. Isso se relaciona ao fato destas crianças terem adquirido muito menos conteúdo acadêmico e, consequentemente, fazem menos compensação do que aquelas com diagnóstico tardio.

Segundo a fonoaudióloga Laura Niquini outro grande motivador para o diagnóstico precoce reside no fato de que quanto mais a criança é exposta a eventos frustrantes e traumáticos relacionados à vida acadêmica, os sentimentos de fracasso afetam adversamente sua motivação e receptividade. Assim, muitos professores e profissionais reconhecem que o trabalho com as crianças menores se desenvolve com mais facilidade, pois estas ainda não experimentaram estes sentimentos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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