Crianças com dislexia são vítimas de discriminação

A doença é um problema genético, que causa dificuldades de aprendizagem
A doença é um problema genético, que causa dificuldades de aprendizagem

Educação e Pedagogia

24/12/2009

De acordo com a ABD (Associação Brasileira de Dislexia) a doença é um problema genético, que causa dificuldades de aprendizagem e dentro das salas de aula são onde ocorrem a maior incidência da doença.

A fonoaudióloga Ana Maria do Carmo Oliveira revela que geralmente as crianças que sofrem com o problema, são adjetivadas de burras, ignorantes e preguiçosas “e isso não é verdade”, diz Ana Maria.

Para que o distúrbio seja diagnosticado é necessária uma equipe com profissionais da área de psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia. O tratamento é feito por fonoaudiólogos e o tempo de duração depende do grau de intensidade da dislexia.

Para a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Carolina Cysne, o avanço da medicina e das tecnologias junto às áreas da saúde propicia um amplo e diferenciado aprendizado e diversidade nas técnicas terapêuticas. “Um bom exemplo é a ginástica cerebral, que oferece excelentes resultados aos pacientes idosos”, diz Carolina.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93